Eleições 2024: saiba quem são os pré-candidatos em BH, São Paulo, Rio e Vitória

Eleições 2024: saiba quem são os pré-candidatos em BH, São Paulo, Rio e Vitória
Os prefeitos Fuad Noman, de BH, Ricardo Nunes, de São Paulo, Eduardo Paes, do Rio, e Lorenzo Pazolini, de Vitória, tentarão a reeleição em 2024 — Foto: Reprodução
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Capitais do Sudeste têm prefeitos em situações distintas tentando a reeleição, com adversários à esquerda e à direita

Por Levy Guimarães 

A seis meses do primeiro turno das eleições de 2024, o cenário eleitoral começa a se desenhar nas principais cidades brasileiras. Nas quatro capitais da região Sudeste, as pré-candidaturas desenham suas respectivas estratégias.

Confira quem são os pré-candidatos em Belo Horizonte

Na capital mineira, o prefeito Fuad Noman (PSD) tentará a reeleição. Eleito vice-prefeito na chapa de Alexandre Kalil, em 2020, ele assumiu o posto após o titular se lançar candidato ao governo do Estado, em 2022. Fuad tenta se colocar como um candidato de centro em meio à polarização. Outro nome que deve buscar a mesma proposta é o vereador Gabriel Azevedo (MDB).

Pelo campo da direita, a principal pré-candidatura posta até o momento é do deputado estadual Bruno Engler (PL), que contará com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e foi o segundo colocado nas eleições de 2020. O senador Carlos Viana (Podemos) também deve se lançar na corrida à prefeitura, assim como Luísa Barreto (Novo), que deve ser apoiada pelo governador Romeu Zema.

Já no campo da esquerda, o PT deve lançar o deputado federal Rogério Correia, que terá como trunfo o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No mesmo espectro político, deve concorrer com Bella Gonçalves (PSOL), enquanto na centro-esquerda, o PDT lançou a pré-candidatura da deputada federal Duda Salabert e o PSB, a do ex-vice-governador Paulo Brant. Já a Rede Sustentabilidade deve apostar no ex-vice-prefeito Paulo Lamac ou na deputada estadual Ana Paula Siqueira.

Veja quem são os pré-candidatos à prefeitura de São Paulo

Na maior cidade do país, o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), busca o segundo mandato consecutivo. Apesar de pouco conhecido na época em que assumiu, em maio de 2021, após a morte do então prefeito Bruno Covas (PSDB) devido a um câncer, Nunes aposta no apoio declarado de Jair Bolsonaro

Buscando a direita menos próxima do bolsonarismo, o deputado federal Kim Kataguiri (União) corre por fora na eleição paulistana. Na mesma situação, está Marina Helena (Novo).

Apontado como principal adversário de Nunes até aqui, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) será o candidato do presidente Lula, em cenário que pode emular a polarização nacional que se viu nas eleições de 2022. Correndo pela centro-esquerda, mas também com o apoio de siglas mais à direita, como o PSDB, está a também deputada Tabata Amaral (PSB).

Confira quem irá concorrer no Rio de Janeiro

Candidato à reeleição, o prefeito Eduardo Paes (PSD) quer comandar a capital fluminense pela quarta vez, após ter sido eleito nos anos de 2008, 2012 e 2020. Desta vez, com o apoio expresso de Lula e de boa parte da esquerda, ao contrário das outras ocasiões em que se elegeu.

Porém, pelo menos dois partidos de esquerda não devem caminhar com Paes: o PSOL, que lançou a pré-candidatura do deputado federal Tarcísio Motta (PSOL), e o PC do B, que pode lançar Dani Balbi (PCdoB), a primeira deputada estadual transexual do estado.

Enquanto isso, o deputado federal Delegado Ramagem (PL) deve ser o candidato de Jair Bolsonaro no coração do bolsonarismo, tentando se colocar como o principal nome de oposição ao atual prefeito. O também deputado Otoni de Paula (MDB) e o vereador Pedro Duarte (Novo) se colocam como alternativas à direita, assim como Marcelo Queiroz (PP) - este, porém, com apoio cobiçado tanto por Paes como por Ramagem.

Veja quem são os pré-candidatos em Vitória

A eleição em Vitória é outra que deve espelhar a polarização entre Lula e Bolsonaro em 2024. Atual prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos) é considerado o principal nome do bolsonarismo, e deve ter pela frente o deputado estadual João Coser (PT), que já comandou a cidade de 2005 a 2013.

Quem também disputa o eleitorado conservador é o deputado estadual Capitão Assumção (PL) - que neste ano, chegou a ter a prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por descumprir medidas cautelares, mas foi solto por decisão da Assembleia Legislativa do estado. Já a deputada estadual Camila Valadão (PSOL) tenta conquistar votos que seriam de Coser.

Buscando ser a terceira via, o deputado estadual Fabrício Gandini (PSD) lançou sua pré-candidatura, assim como o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), que dentro da Federação PSDB-Cidadania, tem a concorrência do também ex-prefeito Luciano Rezende (Cidadania) e do deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB).