Dezenas de cachorros resgatados no RS chegam a Brasília e seguem para novos lares

Dezenas de cachorros resgatados no RS chegam a Brasília e seguem para novos lares
Avião da FAB levou para o Rio Grande do Sul aproximadamente 20 toneladas de ração para pets, além de caixas e outros utensílios
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Os cães foram transportados em caixas adequadas, devidamente identificadas, na companhia de veterinários voluntários. Todos já haviam sido adotados antes de embarcarem e tiveram as vacinas aplicadas

O Tempo    Por Renato Alves

 

BRASÍLIA – Moradores de Brasília receberam na manhã desta segunda-feira (20) cachorros resgatados das enchentes do Rio Grande do Sul e que não tiveram tutores encontrados. Os pets desembarcaram na capital federal após quase 30 horas de viagem em vans.

Os 25 cachorros foram transportados em caixas adequadas, devidamente identificadas, na companhia de veterinários voluntários. Todos já haviam sido adotados antes de embarcarem e tiveram as vacinas aplicadas. 

A maioria, com idade avançada, foi dada como abandonada na tragédia gaúcha. Inclusive, há no grupo animais cegos. Alguns ainda estão doentes. Esses, assim que chegaram a Brasília, foram levados a clínicas pelos novos tutores.

Na tarde desta segunda-feira, 12 filhotes pousarão na Base Aérea de Brasília, vindos do Rio Grande do Sul em um avião da Força Aérea (FAB).

Ação faz parte de campanha nacional que já tem 6 mil candidatos a tutores

A vinda desses animais faz parte de uma campanha nacional de adoção iniciada por Ana Paula Vasconcelos, uma defensora da causa animal que viajou ao Rio Grande do Sul no começo das enchentes para ajudar os pets. 

Três deputados federais da bancada animal viabilizaram o transporte dos animais de Canoas (RA) para Brasília: Fred Costa (PRD/MG), Bruno Lima (PP/SP) e Marcelo Queiroz (PP/RJ). 

Em todo o país, há 6 mil pessoas cadastradas para adotar cães e gatos resgatados nas enchentes do Rio Grande do Sul. Brasília é a primeira cidade em que os pets. São Paulo e Belo Horizonte são os próximos destinos. 

Ao menos 12 mil cães e 2 mil gatos foram resgatados desde o início das fortes chuvas, no fim do mês passado, segundo um levantamento do Ministério do Meio Ambiente. A maioria está em abrigos, à espera dos tutores ou de novos donos. Há inclusive um hospital veterinário de campanha montado para atender os animais doentes ou feridos. 

Avião da FAB leva 20 toneladas de ração para pets resgatados 

Outro avião da FAB deixou Brasília no fim de semana com 20 toneladas de ração para pets, além de itens essenciais para eles, como caixas de transporte, camas e bebedouros. A aeronave KC-390 Millennium desembarcou na Base Aérea de Canoas com a carga destinada aos bichinhos que perderam seus lares em função das enchentes no Rio Grande do Sul.

O avião da FAB com suprimentos deixou a Base  Aérea de Brasília no sábado (18). A primeira-dama, Janja da Silva, esteve no terminal da FAB para acompanhar o carregamento das doações. Ela elogiou o trabalho dos militares e dos voluntários que atuam no Rio Grande do Sul. Em um ato simbólico, antes da decolagem, a FAB fez uma ação com a presença de crianças e cães. 

Ao menos 303 mil edificações residenciais foram alagadas no RS

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul afetaram 463 dos 497 municípios do Estado e causaram mais de uma centena de mortes. O desastre climático ainda afetou o fornecimento de água tratada e de energia elétrica em centenas de milhares de imóveis. 

A inundação histórica alagou ao menos 303 mil edificações residenciais e 801 estabelecimentos de saúde em 123 cidades, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Universidade Federal do RS (UFRGS).

Além disso, ficaram submersos total ou parcialmente 682 unidades de ensino, 1.347 templos religiosos, 2.601 propriedades agropecuárias e outros 48 mil edifícios usados para outras finalidades, como lojas, bancos e prédios públicos ou comerciais.

Veja os números mais recentes da catástrofe, divulgados pela Defesa Civil na manhã desta segunda-feira:

  • Mortos: 157
  • Feridos: 806
  • Desaparecidos: 88
  • Pessoas afetadas: 2.281.830
  • Desalojados: 581.633
  • Pessoas em abrigos: 76.955
  • Pessoas resgatadas: 82.666
  • Animais resgatados: 12.108