Concessionária fecha contrato com empresa chinesa para compra de 24 novos trens para o metrô de BH
Modernização da frota vai renovar veículos que rodam desde a década de 1980 na capital mineira e servirão aos usuários das linhas 1 e 2 (que ainda será construída)
Itatiaia Por Júlio Vieira
A concessionária do metrô de Belo Horizonte, Metrô BH, anunciou nesta terça-feira (28), a compra de 24 novos trens, como parte do contrato de concessão firmado junto ao Governo de Minas e que prevê a modernização da frota. Os novos veículos sobre trilhos estão sendo produzidas pela chinesa Changchun Railway Vehicles (CCRC) e serão entregues em 2026.
O Grupo Comporte, responsável pela Metrô BH, não informou quanto será gasto na compra dos novos trens.
A cerimônia para assinatura do contrato ocorreu no Palácio da Liberdade, antiga sede do Executivo estadual, e contou com a participação do vice-governador Mateus Simões (Novo).
De acordo com o Metrô BH, os novos comboios serão integrados por quatro carros que possuirão um sistema chamado de Operação Automática do Trem (ATO), “que possibilita mais regularidade, conforto e suavidade nas viagens”. A empresa destaca, ainda, a economia no consumo de energia, monitores digitais que reproduzirão informações sobre as viagens, além de janelas maiores.
Os trens serão utilizados tanto para a substituição dos veículos que rodam hoje na Linha 1 — que será ampliada até o bairro Novo Eldorado, em Contagem — como na Linha 2, que ainda será construída.
Segundo a concessionária, hoje são 35 veículos, dos quais 25 são da série 900 (da década de 1980) e 10 da série 1000, que passaram a integrar a frota a partir de 2015. Os primeiros é que serão substituídos pelos novos modelos chineses.
Comentários do Facebook