Com casa cheia, Cruzeiro recebe Tombense por vaga na final do Mineiro
Em vantagem, time de Nicolás Larcamón recebe a equipe da Zona da Mata neste sábado (16), às 16h30 (de Brasília), no Mineirão
Leonardo Gimenez Portal Itatiaia
De olho na final do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro recebe o Tombense neste sábado (16), às 16h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. Como as equipes empataram sem gols no último domingo (10), em Ipatinga, e o time celeste registrou a melhor campanha geral, os comandados de Nicolás Larcamón precisam apenas de um empate para chegar à decisão.
Na primeira fase, o Cruzeiro liderou o Grupo A, com 19 pontos. A equipe celeste conquistou seis vitórias, um empate e uma derrota. Na mesma chave, o Tombense foi o vice-líder, com 15 pontos, depois de ter vencido quatro jogos, empatado três e perdido um.
Finalista em 2022 e semifinalista em 2023, o Cruzeiro tenta levantar o troféu do Campeonato Mineiro pela 39ª vez. O último título da Raposa foi em 2019, contra o Atlético. Já o Tombense busca uma taça inédita na história.
Uma classificação à final representaria um fôlego a mais para o Cruzeiro, especialmente após a precoce eliminação na primeira fase da Copa do Brasil. As expectativas são de boas campanhas na Série A do Campeonato Brasileiro e na Copa Sul-Americana.
Mineirão estará lotado na semifinal
Para o compromisso, o Cruzeiro contará com cerca de 40 mil torcedores no Gigante da Pampulha. Segundo o último balanço divulgado pelo clube, mais de 35 mil bilhetes já foram comercializados pela torcida.
No jogo de ida, quando o Tombense foi o mandante, a equipe da Zona da Mata arrecadou R$ 1.626.200,00. O valor ultrapassou a soma de todos os jogos do time em casa no Mineiro desde fevereiro de 2016, em partidas no Almeidão, em Tombos, e no Soares de Azevedo, em Muriaé.
Cruzeiro terá mudanças forçadas
Expulsos no primeiro jogo da semifinal, o zagueiro Zé Ivaldo e o lateral-esquerdo Marlon cumprirão suspensão automática. Na coletiva, após o duelo no Vale Aço, Larcamón sinalizou que Neris e o argentino Lucas Villalba devem ser os titulares contra o Tombense.
A depender da situação física do atacante argentino Juan Ignacio Dinenno, considerado titular, Larcamón poderá começar a partida com o camisa 9 no lugar de Rafael Elias. No último jogo, Papagaio começou entre os 11 por conta de uma fadiga muscular do centroavante estrangeiro.
Dinenno está totalmente recuperado das dores no músculo posterior da coxa esquerda. Qualquer outra mudança de Larcamón para o jogo dirá respeito a uma opção técnica do treinador.
Baixas no Cruzeiro
Além de Kaiki, o meio-campista Japa (lesão ligamentar no pé direito) e os atacantes Gabriel Veron (trauma no pé direito) e Rafael Bilu (rompimento do tendão de Aquiles) seguem em fase de recuperação estão indisponíveis. Já o atacante João Pedro está afastado por indisciplina.
Volante do Cruzeiro foi liberado pelo TJD e disputará semifinal
Na noite da última quinta-feira (14), o volante Lucas Romero foi julgado e liberado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) para disputar a semifinal. No dia 15 de fevereiro, o argentino foi expulso na derrota para o América, no Mineirão, e poderia pegar até 12 jogos de suspensão.
Como a punição foi de uma partida, Romero cumpriu a suspensão automática no jogo seguinte e, por isso, não desfalcará a equipe nesta reta final de Estadual.
O processo foi relatado por Marcelo Peixoto. Lucas Romero esteve presente na sessão de julgamento virtual, junto do advogado designado pelo Cruzeiro, Michel Asseff. O volante do Cruzeiro foi questionado apenas pelo relator do processo. O argentino afirmou não ter tido a intenção de acertar a cotovelada no atacante do América.
“Na minha visão, o que aconteceu foi que uma bola no espaço, onde o atacante estava chegando e eu tentei tirar a vellocidade dele, fechar a passagem, final de jogo, estava cansado. Vi que estava perdendo a possibilidade de chegar na bola, na minha perspectiva o que quis fazer foi matar uma jogada, frear a passagem do atacante para ele não chegar na bola e talvez conseguir ganhar uma falta para mim”, disse durante a sessão.
Como chega o Tombense
O Tombense aposta no artilheiro do Campeonato Mineiro para tentar reverter a vantagem do Cruzeiro. Igor Bahia, centroavante da equipe, já fez seis gols no Estadual.
O atacante divide a artilharia do Estadual com Mastriani, ex-América, que disputou apenas duas partidas na competição. Atrás dele estão Jonathas, do Athletic, e Hulk, do Atlético, com cinco gols. Dinenno, do Cruzeiro, e Renato Marques, do América, balançaram as redes quatro vezes.
Em relação ao último jogo, o técnico Raul Cabral deve repetir a equipe que começou contra o Cruzeiro. A formação é considerada a “força máxima” do Gavião-Carcará para a semifinal do Mineiro.
Tombense busca chegar à segunda final de Mineiro
Com a necessidade da vitória, o Tombense tenta avançar à final do Campeonato Mineiro pela segunda vez na história. A primeira delas foi em 2020, quando o time perdeu para o Atlético na decisão do Estadual.
Provável Cruzeiro
Rafael Cabral; William, Neris, João Marcelo e Villalba; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira; Arthur Gomes, Rafael Elias/Mateus Vital e Dinenno. Técnico: Nicolás Larcamón.
Provável Tombense
Felipe Garcia; Pedro Costa, Ednei, Zé Vitor e Emerson; Mikael, Kaio Mendes, Pierre e Rafinha; Felipinho e Igor Bahia. Técnico: Raul Cabral.
- Motivo: jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro
- Data e horário: sábado, 16 de março, às 16h30 (horário de Brasília)
- Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
- Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
- Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva
- VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira
- Transmissão: Itatiaia, no rádio e no Youtube, a partir das 15h05 (de Brasília)
- Tempo real: Itatiaia Esporte
- TV: Globo, SporTV e Premiere.
Comentários do Facebook