Cesama inicia instalação de novo reservatório de água do Dom Bosco no domingo, 1º

Cesama inicia instalação de novo reservatório de água do Dom Bosco no domingo, 1º
Divulgação PJF
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Portal de Notícias

NOTÍCIAS: CESAMA

 

Visando melhorar a qualidade dos serviços de abastecimento no bairro Dom Bosco, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), inicia no domingo, 1º de dezembro, a instalação do novo reservatório de água no cruzamento entre a Rua Monsenhor Gustavo Freire e a Avenida Olegário Maciel. Sendo uma região de grande fluxo de veículos e presença de residências e comércios, serão necessárias algumas alterações no trânsito e no transporte público para o recebimento da nova estrutura, que possui formato cilíndrico e capacidade de 190 metros cúbicos (m³), ou seja, de grande porte.

Conforme definido pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), a partir das 17h do sábado, 30 de novembro, será proibido estacionar na Rua Monsenhor Gustavo Freire, no lado par entre as ruas Tietê e Professor Inácio Werneck. No domingo, 1º, haverá interdição total da Avenida Olegário Maciel, entre as ruas Benedito Reis Fortes e Monsenhor Gustavo Freire. Como solução para o trânsito de veículos, será implantada mão dupla na Rua Monsenhor Gustavo Freire, entre a Rua Benedito Reis Fortes e a Avenida Olegário Maciel. Para auxiliar na fluidez do trânsito, agentes e sinalizadores serão devidamente disponibilizados.

Em relação ao transporte público, no domingo, 1º, de 7h até o término dos trabalhos, as linhas 510, 511, 512, 515 e 537 deixarão de atender a rua Benedito dos Reis Fortes e a Olegário Maciel. Isso vale apenas para o sentido Centro – Bairro, não havendo alteração no sentido Bairro – Centro.

Conforme explica a Cesama, a iniciativa busca melhorar a distribuição de água na região e reduzir os custos de manutenção das redes no bairro, que está localizado na parte alta da cidade. De acordo com a previsão da companhia, o novo reservatório vai reduzir a possibilidade de rompimento da rede e a incidência de faltas d'água, diminuir o gasto energético no bombeamento, ampliando o acesso à água potável de qualidade.

Reservatório no Dom Bosco é um dos seis instalados pela Cesama

O novo reservatório do Bairro Dom Bosco integra o programa federal “Saneamento para Todos”, no qual Juiz de Fora é uma das participantes.  Além desse, a Cesama já iniciou a instalação de novos reservatórios em três bairros, sendo eles Jardim dos Alfineiros, Milho Branco e Santos Dumont, além do Residencial Jardim das Flores, restando ainda o bairro Santa Lúcia que deve receber duas novas estruturas ainda em dezembro deste ano.

A iniciativa da Cesama, que engloba os seis novos reservatórios, teve início em abril de 2024, com a elaboração do projeto e a execução das bases dos reservatórios metálicos. Ao longo dos meses seguintes, vêm sendo realizadas as entregas dos equipamentos. Em agosto, foi instalada a estrutura do novo reservatório no Residencial Jardim das Flores, em formato cilíndrico e capacidade de 200m³. Em outubro, foi a vez dos bairros Jardim dos Alfineiros, também com capacidade de 200m³, mas em formato de taça com coluna seca; e Milho Branco, com formato cilíndrico e capacidade de 300m³. Em novembro, o bairro Santos Dumont foi o contemplado com a nova estrutura de formato cilíndrico e capacidade de 150m³. 

Essa etapa será finalizada em dezembro, conforme previsão da companhia, com as unidades do Dom Bosco e Santa Lúcia, sendo, neste último bairro, uma unidade cilíndrica com capacidade de 250m³ e outra de taça com coluna seca para 50m³. Terminada essa fase, o próximo passo será a interligação dos novos reservatórios aos sistemas de água existentes.

Outras informações:
(32) 3692-9179 – Assessoria de Comunicação