'Caçador de cobras': resgate de jiboia de quase 2 metros mobiliza moradores em MG; ASSISTA

'Caçador de cobras': resgate de jiboia de quase 2 metros mobiliza moradores em MG; ASSISTA
Jiboia foi capturada e entregue aos bombeiros em Muriaé — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Resgate foi feito em avenida no Centro de Muriaé. Segundo Edgar Correa, que levou o animal até o Batalhão do Corpo de Bombeiros, esta é a segunda cobra resgatada por ele na cidade.

Por g1 Zona da Mata — Muriaé

 

O resgate de uma jiboia de aproximamente 2 metros chamou atenção de quem passava pela Avenida Lúcio José Gusman, no Bairro São Cristóvão, em Muriaé.

Vídeos gravados no momento da captura mostram a coragem de alguns rapazes, que conseguiram tirar o animal de um quintal e levá-lo até o Batalhão do Corpo de Bombeiros na cidade, na quarta-feira (22). Assista acima.

g1 conversou com Edgar Correa, de 30 anos, que participou da captura:

“Ligamos para os bombeiros, mas eles disseram que estavam em uma ocorrência de incêndio. Arrumamos uma corda para prender a cabeça dela, e outro rapaz me ajudou, pois ela estava muito perto do arame farpado, podendo se machucar”, explicou.

A experiência não foi a primeira vivida pelo técnico em telecomunicações, que disse já ter participado de outro salvamento semelhante na cidade.

 

“Já levei uma outra jiboia para os bombeiros, mas uma bem menor, há bastante tempo. Essa era bem grande. O pessoal assustou, mas a jiboia é uma cobra que não traz risco. Ela estava acuada”.

 

Depois da captura, o animal foi levado aos bombeiros. “Coloquei ela no saco e levei no colo. O pessoal começou a ver os vídeos e a brincar que era o ‘cara da cobra’”, divertiu-se.

‘caçador de jiboias’, no entanto, finalizou em tom sério quando defendeu a necessidade de preservação do réptil. “Ali é um lugar de zero mata, e ela estava possivelmente se alimentando de animais domésticos. O local que ela estava era muito ruim para ela mesma. Na empresa que trabalho há discussão sobre preservação dos animais e eu gosto muito de protegê-los”.

O Corpo de Bombeiros disse que a jiboia apresentava boas condições de saúde, entregue à corporação sem ferimentos e devolvido para o habitat natural em uma área de preservação. A orientação, no entanto, é aguardar a chegada de uma equipe de resgate para fazer o salvamento, que usa técnicas corretas, evitando ferir ou até mesmo trazer estresse desnecessário ao animal.

“Lembrando que não é um animal peçonhento, portanto não oferece risco às pessoas. Porém, a população se mostrou ansiosa diante da situação e acabou fazendo o resgate da cobra. Essa situação, sim, traz risco às pessoas, que podem sofrer um ataque do animal, que tentará se defender, e também traz risco ao próprio animal”, reforçou a corporação.