Breno Galante: "Hoje o Atlético é muito mais que um time de futebol"

Breno Galante:
Mascote do Atlético, Galão participa de ação social desenvolvida pelo Instituto Galo — Foto: Josué PK/Instituto Galo/Divulgação
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Blogueiro de O Tempo Sports, Breno Galante ressalta ações do Instituto Galo após conhecer de perto as ações sociais desenvolvidas

Por O Tempo Sports

Acompanho há muito tempo o dia a dia do Atlético no futebol, mas, de um tempo para cá, uma outra coisa começou a chamar a minha atenção no que diz respeito ao Galo: sua enorme preocupação de tentar de todas as maneiras ajudar ao próximo.

Desde que o presidente Sérgio Coelho assumiu a presidência do clube, em 2021, isso ficou latente dentro do Galo. A filantropia passou a ser algo intrínseco no dia a dia do clube, mostrando que o Atlético é muito mais do que um time de futebol. 

A criação do Instituto Galo só veio a fortalecer ainda mais isso, ajudando milhares de pessoas carentes e desamparadas, não só com o intuito de se fazer caridade, mas também com o objetivo de se criar uma responsabilidade social e uma inclusão das pessoas na sociedade. 

Assim, resolvi fazer uma visita ao Instituto Galo e fui recebido pela presidente Maria Alice Coelho, pelo assessor de imprensa Henrique Muzzi e pela gerente de projetos, Romélia Costa.

Confesso que fiquei surpreendido com tudo que ouvi. Percebi que o que eu sabia do Instituto Galo era muito pouco em relação ao que eles fazem no dia a dia.

Não à toa, hoje o Instituto Galo é modelo de referência no Brasil. Inclusive, vários clubes de futebol entram sempre em contato com o Instituto para se informaram sobre a maneira com que trabalham. 

O trabalho do Instituto Galo hoje vai muito mais além do que só a caridade, é a busca em ajudar na formação e no desenvolvimento das crianças, incluindo a melhoraria no seu desempenho escolar para que se transformarem em verdadeiros cidadãos. 

O Instituto busca abraçar várias causas, visando sobretudo a ajuda ao próximo, sem nenhum tipo de descriminação ou ganho de contrapartida por seus feitos.

Origens

 

Falando em contrapartidas, foi por conta delas, quando da construção da Arena MRV, que nasceu o Instituto Galo, lançado oficialmente em junho de 2021.

Vale ressaltar que o Instituto não recebe nenhuma ajuda financeira do Atlético. Há um repasse para o Instituto de 1% em cima do lucro mensal da Arena MRV, o que já era previsto quando da aprovação do projeto do estádio. 

O instituto também recebe ajuda do Clube dos 113, que é formado por 272 colaboradores, grandes atleticanos, que ajudam com uma doação considerável mensalmente, sem nenhum tipo de recompensa ou privilégios em troca.

O Clube dos 113, inclusive, promove eventos e encontros, patrocinados pelos próprios integrantes, visando a arrecadação de doações para o Instituto.

Outra fonte de renda do Instituto é através de leilões de camisas oficiais do Atlético, utilizadas pelos jogadores em jogos do time. Além, claro, das leis de incentivos fiscais, em que o Instituto está devidamente cadastrado para conseguir doações a apoio em seus projetos.

Hoje, o Instituto Galo possui alguns projetos bem interessantes como: Escola do Futuro, Imortais, Galo nas Creches, Galo em Ação, Galo Pong, Orquestra e Charanga do Galo e Campanhas Mensais.

O projeto Escola do Futuro visa atender um total de cem crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, com atividades esportivas, acompanhamento psicológico e oficinas de educação social. O Instituto fornece um kit (com uniforme completo) para todas as crianças, assim como um acompanhamento especial feito pelos instrutores visando um crescimento das crianças, desenvolvendo sua responsabilidade social e melhorando o seu desempenho escolar.

É um projeto que impacta toda a região em que é realizado. Uma das unidades fica no Morro do Papagaio, em Belo Horizonte. Segundo Maria Alice, “o foco da Escola do Futuro é formar cidadãos aptos a realizar seus sonhos e cumprir seus deveres consigo mesmo, com os outros e com a sociedade”.

Os Imortais é um projeto visando apoiar ex-atletas e ex-funcionários do clube, que ajudaram a construir a história do Atlético. É um programa que visa valorizar essas pessoas e demonstrar toda a gratidão pelo que fizeram pelo Galo. Hoje o Instituto ajuda com cestas básicas e apoio no tratamento de saúde, por exemplo.
 
Galo em Ação consiste na visita do mascote, do Galo Doido, em hospitais, creches, asilos, praças, escolas públicas, levando toda sua alegria e energia às pessoas.

O instituto tem faz campanhas mensais com diversos temas, visando atrair a atenção das pessoas para uma determinada causa:

  • Janeiro – SOS Chuva
  • Fevereiro – Volta às aulas
  • Março – Dia internacional das mulheres
  • Abril – Quentinhas do Galo
  • Maio – Campanha do Agasalho
  • Junho – Doação de Sangue
  • Julho – Férias sem fome
  • Agosto – Semana de pessoas com deficiências
  • Setembro – Plante uma árvore com o Servas
  • Outubro – Dia do Idoso / Dia das crianças / Dia do professor
  • Novembro – Racismo
  • Dezembro – Galo Noel

Outro ponto que vale a pena destacar são as parcerias do Instituto, como por exemplo com a Nenet Eventos. No próximo dia 23 de março, no show do Léo Santana, no Mineirão, serão arrecadados alimentos para serem doados ao Instituto.

Destaco aqui também a preocupação do Instituto de demonstrar que todo seu trabalho é feito com transparência e seriedade. Por isso, ele é auditado pela Ernest Young, para que não fique nenhuma dúvida quanto da lisura de suas atividades.

O que gostaria de transmitir aqui, através da minha visita, é que vi um Instituto muito bem organizado, muito bem estruturado, com pessoas engajadas em buscar atender ao máximo de gente e, principalmente, com o objetivo de mudar a vida dessas pessoas, para que tenham um futuro digno. 

Espero que cada vez mais outras pessoas conheçam o Instituto Galo e passem a ser colaboradores, para que esse trabalho atinja e ajude cada vez mais pessoas.