Brasil enfrenta nova onda de calor e temperaturas podem chegar aos 40 °C; confira

Brasil enfrenta nova onda de calor e temperaturas podem chegar aos 40 °C; confira
calor-sp.webp Nova onda de calor vai elevar temperaturas na região Sul do Brasil. Rovena Rosa/Agência Brasil
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Estados do Sul devem registrar temperaturas acima do esperado; essa será a segunda onda de calor de 2025. A primeira ocorreu entre os dias 15 e 19 de janeiro

Itatiaia     Por 

 

O mês de fevereiro começa com altas temperaturas e uma nova onda de calor em diversas regiões do Brasil, segundo a Metsul. A segunda onda de calor do ano irá atingir principalmente a região Sul e parte da região Centro-Oeste. As altas temperaturas iniciaram já nesse domingo (2).

Segundo a Climatempo, a onda de calor dura até a próxima sexta-feira (7), com temperaturas 5 °C acima da média para o período. No Centro-Oeste, o estado mais afetado será Meto Grosso do Sul. O alerta destaca ainda, que durante esse período, as temperaturas, que já são elevadas no verão, subirão ainda mais.

O Rio Grande do Sul será o estado mais afetado pelo calorão. As regiões de Missões, Noroeste, Fronteira Oeste e Oeste devem registrar os maiores extremos térmicos. Em cidades como Santa Rosa, Santo Ângelo, Uruguaiana e Alegrete, a temperatura pode superar os 40 °C.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas máximas estão previstas para chegar entre 35 °C e 40 °C no estado gaúcho.

“Elas podem, inclusive, superar os 42 °C no oeste do Estado, e se aproximar dos 40 °C na Grande Porto Alegre até quarta-feira”, continua.

Há ainda alertas laranjas e amarelos do Inmet sobre chuvas intensas até o fim desta segunda-feira por toda a região Centro-Oeste e Norte do país, além de São Paulo, parte do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do interior do Nordeste.

 

Possibilidade de temporais

A possibilidade de temporais aumenta com o calor intenso, conforme o instituto. O calor pode criar condições favoráveis para temporais isolados e severos. Os dias mais críticos para esse fenômeno são terça e quarta-feira, com projeções de calor extremo na região metropolitana de Porto Alegre

Essa será a segunda onda de calor de 2025. A primeira ocorreu entre os dias 15 e 19 de janeiro.

Fevereiro deve ser marcado pela ocorrência de La Niña, fenômeno que tem impacto direto no padrão de chuvas. O calor intenso manterá a taxa de evaporação elevada, o que significa que a chuva pode não ser suficiente para compensar a deficiência hídrica em diversas regiões do estado. A previsão é de que o quadro piore a situação de estiagem no RS, que já castiga a produção agropecuária gaúcha pela falta de chuva.