Baianas Ozadas abre cortejo com lavagem da escadaria da igreja de São José

Baianas Ozadas abre cortejo com lavagem da escadaria da igreja de São José
Concentração do bloco Baianas Ozadas — Foto: Flávio Tavares/O TEMPO
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Bloco tem o combate à intolerância religiosa como tema no Carnaval deste ano

Por Gabriel Rodrigues O Tempo

Às 8h desta segunda-feira (12/02) de Carnaval, sinos ecoavam na igreja de São José, na avenida Afonso Pena. Nas escadarias, membros de terreiros de candomblé preparavam-se para iniciar um ritual que se tornou tradição do bloco Baianas Ozadas, um dos principais desta segunda, a lavagem das escadas.

O ato é uma celebração do sincretismo, demonstrando uma união harmônica entre catolicismo e religiões de matriz africana. “Este ato no Carnaval é importante para existirmos e persistirmos enquanto religião de matriz africana e trazer nosso povo para a rua, sair dos barracões, dos fundos das casas. A receptividade é linda aqui, todo mundo vibrando com a gente neste axé”, reflete a coordenadora da ala de axé do bloco Baianas Ozadas e membro do terreiro de umbanda Templo da Luz Divina. A celebração é inspirada na Lavagem do Bonfim, uma das maiores festas religiosas de Salvador.

Pai Alex, liderança do templo, defende que o Carnaval é um momento de visibilidade ímpar para as religiões de matriz africana, em uma cidade onde ainda imperam casos de intolerância. “Para quem é de terreiro, ele dá muita visibilidade para mostrar nosso direito de existir”, pontua.

Ele cita o caso de uma mulher que, saindo de um bloco com vestimentas religiosas na última semana, foi impedida de entrar em um restaurante em BH, o que ela considerou ser intolerância religiosa e racismo.

Neste ano, o Baianas Ozadas homenageia o bloco e banda de axé Ara Ketu. Também celebra Oxóssi, orixá da caça. O bloco percorre a avenida Afonso Pena e vira na Amazonas até a rua da Bahia até as 14h.