Americano de 105 anos assiste ao 13º eclipse e revela segredo da longevidade

Americano de 105 anos assiste ao 13º eclipse e revela segredo da longevidade
Eclipse solar poderá ser visto de BH Eclipse solar total não pôde ser visto no Brasil Imagem ilustrativa Pixabay
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

LaVerne Biser viu um eclipse pela primeira vez em 1963 em Maine, nos EUA, e dessa vez viu o fenômeno no Texas

Itatiaia   Por 

 

Um homem de 105 anos, morador de Ohio, nos Estados Unidos, assistiu ao 13º eclipse na vida nesta segunda-feira (8). O fenômeno fez o dia virar noite nos países da América do Norte, como Canadá, Estados Unidos e México.

LaVerne Biser viu um eclipse pela primeira vez em 1963 em Maine, nos EUA, e dessa vez viu o fenômeno no Texas. Ele é um astrônomo amador e possui uma grande coleção de imagens e fotos de outros eclipses solares que testemunhou.

O desejo dele era viajar junto da esposa, Marion Biser, para assistir a outros eclipses. Esse será o primeiro fenômeno que ele verá sem a esposa. Engenheiro mecânico por profissão, ele tem uma série de móveis e telescópios feitos por ele mesmo.

À emissora ABC Chicago, ele afirmou que o segredo da longevidade é “nem uma baforada de fumaça, nem um gole de bebida alcóolica, nem uma droga de qualquer tipo... e muito leite com chocolate”.

O que é eclipse?

Eclipse é um fenômeno que acontece quando algum objeto no espaço passa pela sombra de outro, podendo ser um planeta ou a lua. Existem eclipses lunares e solares.

O que é eclipse solar?

eclipse solar acontece quando a lua fica entre o sol e a Terra. Dessa forma, o astro impede que a luz solar atinja alguns pontos da Terra. Esse tipo de eclipse é classificado em três tipos: total, parcial e anular. Entenda cada um deles:

  • Eclipse solar total - ocorre quando a lua, o sol e a Terra estão completamente alinhados. É visível em apenas uma pequena área da terra, e é possível notar a lua bloqueando todos os raios de sol. Dessa forma, o dia vira noite por alguns minutos. O fenômeno acontece a cada 18 meses.
  • Eclipse solar parcial - a lua, o sol e a Terra não estão alinhados, portanto o sol parece ter uma sombra em uma pequena parte.
  • Eclipse solar anular - a lua está mais distante da Terra e parece menor. Ela não bloqueia completamente os raios de sol, portanto é possível ver um disco escuro em frente ao astro.

Há um quarto tipo, o eclipse solar híbrido, que é quando acontece mais de um eclipse solar no mesmo dia. Esse é o tipo mais raro.

O que é eclipse lunar?

Eclipse lunares ocorrem quando a Terra fica entre o sol e a lua. A lua, que precisa necessariamente estar em sua fase cheia, fica posicionada na sombra que a terra faz, podendo ser a umbra, que não recebe nenhuma iluminação solar, e penumbra, quando há uma porção de raios solares . Também há três tipos de eclipse lunar: penumbral, parcial e total. Entenda:

  • Eclipse lunar total - a lua passa pela umbra e fica sem iluminação solar.
  • Eclipse lunar parcial - a lua passa parcialmente pela umbra.
  • Eclipse lunar penumbral - a lua passa pela penumbra, a sombra mais clara, e tem pouca alteração em seu brilho.

Próximos eclipses

Neste ano, ainda acontecerão outros dois eclipses, ambos visíveis no Brasil. Os fenômenos serão nos dias 17 de setembro (eclipse lunar parcial) e 2 de outubro (eclipse solar anular).

Para saber sobre outros fenômenos astronômicos que acontecerão neste mêsclique aqui.