Alerta de onda de calor não atinge JF, mas temperaturas ficam altas ao longo da semana
Fenômeno deixa municípios de cinco estados com temperaturas 5 graus acima da média
Por Mariana Floriano Tribuna de Minas
Parte do país enfrenta, nos próximos dias, a quarta onda de calor que atinge o Brasil em 2024. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cidades de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo terão temperaturas 5 graus acima da média. Em Minas, municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba podem ter temperaturas de até 40 graus. Juiz de Fora não deve ser atingida pelo fenômeno, mas o calor prevalece na cidade ao longo da semana, com os termômetros variando de 29 a 30 graus.
De acordo com o Inmet, uma massa de ar quente e seco continental deixa o céu com poucas nuvens em todas as regiões mineiras. A tendência é de estabilidade no tempo ao longo da semana sobre Minas Gerais. Em Juiz de Fora, a terça-feira (30) deve ter céu parcialmente nublado e temperatura máxima de 29 graus, com mínima de 17.
Na quarta (1º), feriado do dia do trabalhador, o juiz-forano poderá aproveitar a folga com sol e calor. A máxima no dia pode chegar a 30 graus, e a mínima fica em 17. O cenário fica parecido, pelo menos, até sexta-feira (3) na cidade, sem chance de chuva e termômetros na casa dos 30 graus.
Onda de calor
A meteorologista do Inmet, Deise Morais, em entrevista ao portal Metrópoles, afirma que o fenômeno da onda de calor se deve à presença de um sistema de alta pressão que atua sobre a área central do Brasil, o que inibe a nebulosidade e a estabilidade do tempo, além de aumentar a radiação sobre a região afetada. “Praticamente todo o país está com tendência de temperaturas mais elevadas nos próximos dias.”
Caso o fenômeno continue após o fim dos cinco dias de duração do aviso meteorológico, o Inmet vai alterar a classificação do alerta de laranja para vermelho, o nível mais alto da escala. Nesse período, a recomendação é que a população evite fazer exercícios físicos no período mais quente do dia – das 10h até 16h -, hidrate-se com frequência e use protetor solar.
Comentários do Facebook