Alerta de onda de calor não atinge JF, mas temperaturas ficam altas ao longo da semana

Alerta de onda de calor não atinge JF, mas temperaturas ficam altas ao longo da semana
Massa de ar quente e seco deixa o céu com poucas nuvens em todas as regiões de Minas Gerais (Foto: Leonardo Costa)
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Fenômeno deixa municípios de cinco estados com temperaturas 5 graus acima da média

Por Mariana Floriano Tribuna de Minas 

Parte do país enfrenta, nos próximos dias, a quarta onda de calor que atinge o Brasil em 2024. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cidades de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo terão temperaturas 5 graus acima da média. Em Minas, municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba podem ter temperaturas de até 40 graus. Juiz de Fora não deve ser atingida pelo fenômeno, mas o calor prevalece na cidade ao longo da semana, com os termômetros variando de 29 a 30 graus. 

De acordo com o Inmet, uma massa de ar quente e seco continental deixa o céu com poucas nuvens em todas as regiões mineiras. A tendência é de estabilidade no tempo ao longo da semana sobre Minas Gerais. Em Juiz de Fora, a terça-feira (30) deve ter céu parcialmente nublado e temperatura máxima de 29 graus, com mínima de 17.

Na quarta (1º), feriado do dia do trabalhador, o juiz-forano poderá aproveitar a folga com sol e calor. A máxima no dia pode chegar a 30 graus, e a mínima fica em 17. O cenário fica parecido, pelo menos, até sexta-feira (3) na cidade, sem chance de chuva e termômetros na casa dos 30 graus.

Onda de calor

A meteorologista do Inmet, Deise Morais, em entrevista ao portal Metrópoles, afirma que o fenômeno da onda de calor se deve à presença de um sistema de alta pressão que atua sobre a área central do Brasil, o que inibe a nebulosidade e a estabilidade do tempo, além de aumentar a radiação sobre a região afetada. “Praticamente todo o país está com tendência de temperaturas mais elevadas nos próximos dias.”

Caso o fenômeno continue após o fim dos cinco dias de duração do aviso meteorológico, o Inmet vai alterar a classificação do alerta de laranja para vermelho, o nível mais alto da escala. Nesse período, a recomendação é que a população evite fazer exercícios físicos no período mais quente do dia – das 10h até 16h -, hidrate-se com frequência e use protetor solar.