13º de servidores de JF ainda não tem data; saiba as regras

13º de servidores de JF ainda não tem data; saiba as regras
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Estado também não divulga data para funcionalismo público; primeira parcela precisa ser paga até o fim do mês que vem

 Tribuna    Por Hugo Netto

 

Por lei, a primeira metade do 13º salário pode ser paga desde fevereiro e tem o prazo máximo até o dia 30 de novembro, para todos os trabalhadores com carteira assinada, aposentados, pensionistas e servidores. Já para a segunda parcela, o prazo é até o dia 20 de dezembro.

Em Juiz de Fora, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou à Tribuna que “ainda não foi anunciado o dia do pagamento do 13º salário” aos servidores. Quanto aos servidores estaduais, o Governo de Minas Gerais também não divulgou uma data, nem respondeu ao questionamento da Tribuna, até o momento.

No ano passado, a PJF só foi anunciar a data de pagamento no dia 4 de dezembro, marcando para o dia 15 daquele mês, em parcela única. O Estado pagou também em parcela única, três dias depois. 

Como funciona o 13º?

O valor do 13º salário é calculado dividindo o salário bruto por 12 (meses), depois multiplicando o resultado pelo número de meses trabalhados. Horas extras, adicionais noturno, de insalubridade e de periculosidade, além de comissões, também entram no cálculo.

Na primeira parcela, é paga a metade do salário bruto, enquanto, na segunda, o valor vem com as deduções de Imposto de Renda e do INSS. E, para contar como um mês trabalhado, é preciso ter 15 ou mais dias de serviço, ou com faltas justificadas.

O 13º também deve ser pago quando um contrato com tempo estabelecido termina, quando o trabalhador pede demissão ou acontece a dispensa, mesmo que sejam antes de dezembro. Já o trabalhador demitido por justa causa perde o direito.

Quanto aos prazos, se a empresa não cumprir, poderá ser multada em R$ 170,25 por empregado, dobrando o valor em caso de reincidência. Mas desde que eles sejam respeitados, o empregador não tem obrigação de pagar a todos os funcionários no mesmo mês.

O funcionário que não receber em dia pode denunciar ao Ministério Público do Trabalho, ou acionar o sindicato de sua categoria.