Zona da Mata entra em alerta para tempestades; chuva pode ultrapassar 100 mm
Temporais devem ser registrados entre esta sexta-feira (22 de março) e domingo (24 de março)
O Tempo Por Juliana Siqueira
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para a região da Zona da Mata Mineira, válido a partir desta sexta-feira (22 de março) até domingo (24 de março). De acordo com o órgão, embora não seja possível precisar os municípios que serão mais atingidos, em alguns locais da região a chuva pode ultrapassar os 100 mm. Os temporais devem ser registrados por causa de uma frente fria que atinge parte do país, sobretudo o Sudeste. No Rio de Janeiro, a previsão é de ainda mais chuva, que pode superar os 200 mm.
De acordo com Anete Fernandes, meteorologista do Inmet, a frente fria trará muita umidade para toda Minas Gerais, deixando o Estado em uma situação de instabilidade de maneira geral, inclusive em Belo Horizonte e região metropolitana. No entanto, na Zona da Mata as chuvas deverão ser bem mais acentuadas.
“O volume de chuva previsto para este fim de semana vai ser mais intenso no litoral de São Paulo e no Rio de Janeiro, mas também há previsão de chuva acima de 100 mm na Zona da Mata. Toda a região requer um cuidado especial”, afirma Anete Fernandes.
Após o fim de semana, o volume de chuva tende a reduzir. No entanto, Anete Fernandes explica que a região da Zona da Mata deve experimentar uma drástica mudança de temperatura. Enquanto nos últimos dias os termômetros registraram máxima de 35ºC, depois dos temporais não devem ultrapassar os 25ºC. “Haverá uma variação brusca de temperatura”, ressalta a meteorologista.
Comentários do Facebook