Veja quais clubes brasileiros estão proibidos pela Fifa de contratar jogadores

Veja quais clubes brasileiros estão proibidos pela Fifa de contratar jogadores
Fifa lançou plataforma para consulta de clubes proibidos de contratar Fifa/divulgação A Fifa lançou nesta quinta-feira (11) uma plat
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Entidade lançou plataforma em que lista os clubes que sofreram o ‘transfer ban’, quando por alguma dívida não podem registrar atletas; janela abre nesta quinta (11)

Itatiaia     Por 

A Fifa lançou nesta quinta-feira (11) uma plataforma em que lista todos os clubes que estão proibidos de registrar jogadores no chamado “transfer ban”. Normalmente essa punição ocorre por alguma dívida que a agremiação tenha com outro clube ou profissionais do futebol..

Atualmente, segundo o documento oficial da Fifa, dois clubes brasileiros não podem contratar na atual janela de transferências, que abre nesta quinta-feira (11) e vai até 7 de março: o Londrina e o Colorado Atlético Clube, ambos do Paraná.

No caso do Londrina, uma das equipes tradicionais do futebol paranaense e que em 2023 foi rebaixada para a Série C do Campeonato Brasileiro, são duas punições: uma iniciada em 5 de dezembro do ano passado e, a outra, em 21 de dezembro. O clube foi punido com proibição de registrar atletas por três janelas de transferência, ou seja, só poderia contratar novamente em meados de 2025.

Segundo o presidente do Londrina, Getúlio Castilho, em entrevista à Folha de Londrina, o pagamento da dívida de cerca de R$ 545 mil, referente a aquisição dos jogadores Toni e Jhonny Lucas, em 2021, foi efetuada e os recibos já foram enviados à Fifa. Por isso o clube espera que nos próximos dias seja excluído do “transfer ban”.

Já o Colorado Atlético Clube, fundado em 1998 na cidade de Colorado, no Paraná, está proibido de contratar de 22 de janeiro desde 2020, com prazo indefinido. A associação teve o futebol profissional interrompido, mas a proibição da Fifa vale também para registros na base.

Recentemente o Fortaleza, da elite nacional, esteve com “transfer ban” ativo por causa de uma cobrança do Colo Colo, do Chile, referente à transferência do atacante Martin Lucero, em janeiro de 2023. Mas o clube brasileiro conseguiu no Tribunal Arbitral do Esporte, na Suíça, uma liminar o liberando para contratar até o mérito ser julgado, o que ocorrerá em meados de março.