SP abre licitação para construir usina que vai transformar água do mar em potável

SP abre licitação para construir usina que vai transformar água do mar em potável
Barco em que pescadores desapareceram no litoral de São Paulo é encontrado em Ilhabela | CNN Brasil Conforme a companhia, a iniciativa busca fornecer a água potável para mais de 8 mil habitantes do município, o que representa cerca de um quarto da população Créditos: CNN Brasil
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Sabesp vai instalar primeira usina de dessalinização do Estado em Ilhabela

 

São Paulo terá a primeira usina de dessalinização de água do Estado em Ilhabela, no litoral. A Companhia de Sanemaneto Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) abriu licitação para construir a usina que vai transformar água do mar em potável.

O edital foi lançado em 19 de abril, e as propostas das empresas interessadas poderão ser apresentadas até 25 de junho deste ano. Pelo edital, a previsão é que a usina seja implantada em 2026.

Conforme a companhia, a iniciativa busca fornecer a água potável para mais de 8 mil habitantes do município, o que representa cerca de um quarto da população. Atualmente, Ilhabela dispõe de dois sistemas tradicionais de produção e distribuição de água: Pombo e Água Branca.

A usina vai captar água salgada e terá capacidade de processamento de até 30 litros por segundo, permitindo à Sabesp aumentar em 22% a oferta de água tratada e atender os clientes da cidade mesmo na alta temporada, quando a população cresce de forma exponencial.

De acordo com a companhia, a dessalinização é uma tecnologia amplamente empregada em cidades de outros países, como Dubai e Califórnia. O processo usado internacionalmente é o de osmose reversa, no qual a água do mar recebe alta pressão e, ao passar por uma membrana, resulta em água limpa.

A água dessalinizada será transportada para reservatório localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) Água Branca, onde será distribuída para consumo da população.