Saiba quem é José Cifuentes, meio-campista em negociações com o Cruzeiro

Saiba quem é José Cifuentes, meio-campista em negociações com o Cruzeiro
Cifuentes é equatoriano e tem 24 anos — Foto: Nike/divulgação
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Equatoriano disputou a Copa do Mundo do Catar em 2022

O Tempo  Por Gabriel Moraes 

Nome que ganhou força nos bastidores do Cruzeiro nos últimos dias, José Cifuentes ainda é desconhecido por grande parte da torcida. Meio-campista equatoriano de 24 anos pode ser mais um reforço anunciado para esta temporada.

Jogador se destaca pela sua versatilidade – com habilidade na marcação e na saída de bola, ele pode atuar tanto como volante quanto como um atleta mais avançado no meio. Perfil é similar ao de Emmanuel Martínez, do América, desejado pelo Cruzeiro.

Leia mais: Cruzeiro se aproxima de acerto com meio-campista José Cifuentes

Histórico

José Cifuentes foi revelado pelo Universidad Católica, do Chile, onde atuou entre 2016 e 2019. Durante um período, ele foi emprestado ao América de Quito.

Em 2020, foi comprado pelo Los Angeles F. C., dos Estados Unidos, onde se destacou. Ao todo, foram 121 partidas disputadas, com 15 gols marcados e 20 assistências concedidas.

Pela equipe, chegou à final da Liga dos Campeões da Concacaf, no ano passado, onde conheceu o atual técnico celeste, Nicolás Larcamón. O então clube do argentino, León, conquistou o título e se classificou para o Mundial de Clubes.

Já no ano passado, se transferiu para o Rangers, da Escócia, onde está atualmente. Variou entre a titularidade e a reserva em 2023 (20 jogos), porém, em 2024, não foi relacionado para um jogo sequer, o que abriu espaço para o interesse de outros times, como a Raposa.

Seleção

José Cifuentes é convocado para a seleção equatoriana desde as categorias de base. Em 2019, ele foi campeão mundial sub-20.

Após a campanha, ainda naquele ano, passou a ser chamado para integrar a equipe principal. Atuando como volante, jogou a Copa do Mundo do Catar de 2022, quando o Equador parou na fase de grupos.