Saiba quais são as seis universidades de MG que estão entre as melhores do Brasil
No total, 54, das 2022 instituições avaliadas, receberam o conceito máximo
Itatiaia Por Pablo Paixão
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na última terça-feira (3), dados que mostram as melhores universidades do Brasil.
No total, 54, das 2022 instituições avaliadas, receberam o conceito máximo. Dessas, 39 são da região Sudeste, com Minas Gerais sendo representada por seis instituições:
- Faculdade de Pedro Leopoldo - FPL
- Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - Faje
- Instituto Nacional de Ensino Superior e Pós-graduação Padre Gervásio - Inapós
- Universidade Federal de Lavras - UFLA
- Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
- Universidade Federal de Viçosa - UFV
Indicadores do Inep
Para gerar a lista das universidades, o Inep utiliza alguns indicadores, entre eles o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), uma escala de qualidade que vai de 1 (piores) a 5 (melhores). Esse índice, que abrange universidades, faculdades e centros universitários, é baseado em dois critérios:
Nota atribuída à cada curso de pós-graduação da instituição pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes);
E a média de cada curso do Conceito Preliminar de Curso (CPC), também mensurado pelo Inep.
Das instituições com IGC calculado, 27,7% (554) tiveram desempenho entre as faixas 4 e 5 do indicador. 60,3% obtiveram nota 3 e. Para além disso, 11,7% (234) e 0,3% (6) ficaram nas faixas 2 e 1, respectivamente.
Por sua vez, o CPC reúne diferentes variáveis: o Conceito Enade; a porcentagem de professores com mestrado ou doutorado; a percepção do estudante sobre o curso que fez; e, por fim, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).
*Sob supervisão de Lucas Borges
Comentários do Facebook