Primeiro sindicato trabalhista criado com auxílio de IA vai ser criado no Brasil

Primeiro sindicato trabalhista criado com auxílio de IA vai ser criado no Brasil
Sindicato é o primeiro criado com auxílio de IA Foto: Pixabay/Divulgação
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Setor emprega quase 90 mil trabalhadores diretos e indiretos

O TEMPO

 

O primeiro sindicato trabalhista criado com auxílio de uma Inteligência Artificial (IA) vai ser lançado no Brasil no próximo dia 28. O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Mercado da Leiloaria atende as demandas de um mercado que emprega quase 90 mil trabalhadores diretos e indiretos.

O uso da IA no nascimento do sindicato se deu ao identificar a falta de um órgão dedicado à classe, que impedia o crescimento do setor. Com a análise proporcionada pela IA, ficou claro que a organização e capacitação destes profissionais eram necessárias para avançar. A tecnologia não só ajudou a identificar este déficit, como também auxiliou na elaboração do regimento interno, atas e estatuto do sindicato", explica Jhonni Balbino, coordenador do sindicato. 

Inspirado no sistema democrático que se desenvolveu na cidade de Atenas, por volta do século V a.C., durante a chamada "Era Clássica", Jhonni solicitou à Inteligência Artificial que apresentasse um modelo de estatuto refletindo os princípios democráticos daquela época. "A estrutura do nosso sindicato é modelada com base nos princípios democráticos atenienses, onde cada trabalhador tem voz e a oportunidade de participar diretamente nas decisões", acrescenta o coordenador.

Foram utilizadas ferramentas para pesquisa de mercado, processamento de informações e instruções, além de  gestão de negócios, como Harpa AI, Chat GPT, Dall- E e Microsoft CoPilot.

Para o sindicato, os benefícios na criação com IA são:

  • Eficiência e precisão: a IA conseguirá processar grandes volumes de dados para identificar padrões e necessidades da entidade e seus associados;
  • Capacitação e educação: programas de treinamento e desenvolvimento serão personalizados para atender às necessidades dos membros e auxiliar na profissionalização e evolução do setor;
  • Comunicação aprimorada: as ferramentas facilitarão a comunicação entre a liderança e sindicalizados, bem como demais órgãos e entidades correlatas;
  • Resolução de disputas: com o apoio da IA será possível analisar com maior precisão contratos e suas aplicações de acordo com a legislação trabalhista.

A fundação do sindicato será oficializada em uma Assembleia Geral que ocorrerá de forma virtual, aberta à participação de qualquer trabalhador do setor ou autônomo que preste serviço para o mercado leiloeiro, no dia 28 de junho.