Percentual de biodiesel no diesel vai aumentar a partir de março
Mistura vai passar de 12% para 14% e antecipação do cronograma vai permitir aumento do percentual para 15% em 2025 e não mais em 2026
Fonte: Itatiaia Por Bessie Cavalcanti
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o percentual de biodiesel para o óleo diesel vai passar de 12% para 14% a partir de março. O anúncio foi feito após uma reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) com a presença do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. O órgão é responsável pelo assessoramento para criação de políticas e diretrizes de energia.
O ministro disse ainda que o aumento deve ser gradual. A partir de 2025, o percentual implementado passa a ser de 15%. A previsão era de que o B15 fosse implementado só a partir de 2026.
Até o início do ano, o país trabalhava com um percentual de 10% de biodiesel adicionado ao litro do diesel. A antecipação do cronograma de incorporação de maiores percentuais de biodiesel ao diesel já vinha sendo trabalhado pelo Ministério do Desenvolvimento, Comércio e Indústria. O impacto previsto para os preços do combustível com a nova composição, no entanto, não foi divulgado.
Importação
O ministro Silveira informou também que o grupo de trabalho (GT) criado pelo Conselho vai discutir a possibilidade de importação de biodiesel para mistura de combustíveis. Segundo o ministro, o GT vai “estudar os impactos da importação aprovada pela ANP”. A importação era proibida, mas, em novembro, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) regulamentou a possibilidade.
O ministro confirmou ainda que enquanto não forem concluídos os estudos, as importação está suspensa. “E o Brasil continua defendendo o conteúdo local e o biodiesel nacional”, afirmou.
Comentários do Facebook