Pela primeira vez, Museu Mariano Procópio realiza visita mediada para grupo de surdos

Pela primeira vez, Museu Mariano Procópio realiza visita mediada para grupo de surdos
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Portal de Notícias

NOTÍCIAS: MUSEU MARIANO PROCÓPIO

 

O Museu Mariano Procópio abre suas portas neste sábado, 23, às 10h30, para a primeira visita guiada para surdos da instituição. O projeto “História do Museu em Libras” é uma das importantes ações inclusivas realizadas no Museu para que o espaço seja acessível a todos os públicos. A visitação será conduzida por mediadores intérpretes de libras, dando a oportunidade de surdos e ouvintes fluentes em libras conhecerem mais sobre a história e as exposições do museu.
 

Na primeira visita, os participantes poderão conhecer a Villa Ferreira Lage, com mediação dos guias Camila Bauer Finamore, professora de libras e a primeira guia surda do Museu;  Renan Norberto, historiador e intérprete de libras; e Lúcia Tosetti, intérprete de libras e professora. Os profissionais passaram por um treinamento oferecido pelos historiadores da Fundação.  “Estamos muito satisfeitos com essa nova etapa do projeto. Ter a presença dos surdos aqui também será um aprendizado para todos nós que queremos promover a acessibilidade de nosso patrimônio histórico. É um trabalho inédito na cidade e sabemos que temos um caminho longo pela frente e estamos tendo total apoio de toda equipe do Museu. Isso faz a diferença”, destacou um dos idealizadores do projeto, Renan Norberto. 
 

As vagas para as três primeiras visitas já foram preenchidas. Outras datas serão definidas em breve e divulgadas nas redes sociais do Museu. Um vídeo explicativo para aqueles que tiverem dificuldades em realizar a inscrição também será divulgado nas redes. 
 

Mais inclusão 
 

No último ano, em parceria com o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Centro, foi produzido pelo grupo de guias e pelo professor surdo Daniel Souza o vídeo “História do Museu em Libras”, que conta a história da instituição e da família Ferreira Lage em libras, que pode que pode ser acessado no YouTube do Museu e através de QR Codes no espaço físico. 
 

Além disso, também no ano passado, um grupo de colaboradores do Museu que conta com recepcionistas, seguranças, vigias e estagiários, começou a aprender a Língua Brasileira de Sinais através de um curso oferecido pelo CAEE. Toda a equipe da instituição segue sendo capacitada para proporcionar o melhor atendimento possível a todos e todas que vão visitar a Mapro. 
 

Próximas visitas:

06/04 - Rememorar o Brasil

20/04 - Fios de Memória