MINAS É O MUNDO Azul dobra frequência de voos de BH para Curaçao e inclui conexão para Fort Lauderdale

MINAS É O MUNDO    Azul dobra frequência de voos de BH para Curaçao e inclui conexão para Fort Lauderdale
O secretário Leônidas Oliveira anuncia Festival Internacional de Cozinha Mineira Contemporânea e Caribenha em Curaçao em novembro: "Minas é o Mundo" Foto: Paulo Campos
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

O início das operações está marcado para 9 de dezembro; 51 mil brasileiros viajaram para Curaçao em um ano

O Tempo     Por Paulo Campos

 

O Curaçao Tourism Board, a Azul Linhas Aéreas e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) anunciaram nesta sexta-feira (2/8) o aumento de dois para quatro dos voos para Curaçao do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte a partir de 9 de dezembro. O viajante ainda terá a opção de quatro voos semanais da ilha caribenha para Fort Lauderdale, na Flórida, nos Estados Unidos.

A partir de dezembro, o viajante pode ir para Curaçao e estender a viagem a Fort Lauderdale (EUA), voltando por Curaçao até a capital mineira. Os voos vão decolar de Belo Horizonte às segundas, quartas, sextas e sábados, às 10h40 da capital mineira e chegarão a Curaçao às 15h40. O retorno da ilha caribenha é às 13h10, às terças, quintas, sábados e domingos, com aterissagem na capital mineira às 20h10.

O passageiro terá ainda a opção de voo de Curaçao para Fort Lauderdale, com aeronave saindo de Willemstad às16h55 e aterrissando na cidade norte-americana às 19h todas as segundas, quartas, sextas e sábados. O retorno da cidade da Flórida é 8h, descendo às 11h55 na ilha todas as terças, quintas, sábados e domingos.

Minas em Curaçao

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, anunciou o Festival Internacional de Cozinha Mineira Contemporânea e Caribenha em Curaçao em novembro. O gestor lembrou a redução de querosene e impostos pelo governo Romeu Zema para aumentar a conectividade e ainda ressaltou a promoção.do destino Minas, que colocou o Estado na dianteira do turismo brasileiro.

Para César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais da Azul, a ampliação é resultado da boa demanda. "O resultado tem sido maravilhoso, vamos dobrar os números. A partir de dezembro serão quatro frequências de Belo Horizonte para Curaçao. A partir de Curaçao teremos voos para Fort Lauderdale usando o mesmo bilhete”, afirma.

Janaina Araújo, representante de Curaçao no Brasil, revela que no ano passado 26 mil brasileiros visitaram Curaçao e nete no, de janiro a julho, 25 mil. Durante um ano, a Azul realizou 167 voos entre a capital mineira e a ilha caribenha, inicialmente com uma frequência semanal. Em resposta à crescente demanda, em apenas quatro meses, a companhia dobrou a frequência para dois voos semanais a partir de outubro de 2023.

João Paulo Cunha, presidente do Invest Minas, agência responsável pelo voo da Azul para a ilha caribenha, reconhece todo esse esforço conjunto e espera que, além de passageiros, Curaçao possa receber também os produtos mineiros. 

Conhecida por ser um destino com mar azul turquesa, seguro, fora da rota de furacões e com pouca precipitação de chuvas, a ilha - que faz parte de um território autônomo do Reino dos Países Baixos, juntamente com Aruba e Saint Maarten - é famosa por suas 35 praias de águas azul turquesa cristalinas. A capital Willemstad é Patrimônio Mundial da Unesco. Quatro idiomas são falados amplamente em Curaçao: papiamento (uma língua crioula), holandês, inglês e espanhol..

Participação ainda da solenidade o ministro do Desenvolvimento Econômico, Ruisandro Cijntje, Peggy Croes, vce-presidente sênior do aeroporto de Curaçao, Hugo Clarinda, diretor-adjunto do Curaçao Tourism Board, Elaine Francisca, gerente da ilha de Cuuraço para a América Latina, a diretora do aeroporto de Curaçao, COO da BH Airport, Rodrigo Côrtes, e Marcelo Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas,