Migração ilegal para os EUA é alvo de operação da PF no Leste de Minas
Mandados de prisão, e de busca e apreensão, foram realizados em Frei Inocêncio, Central de Minas, Jampruca e Guanhães. A Justiça determinou bloqueio de aproximadamente R$ 35 milhões dos investigados.
Por g1 Vales de Minas Gerais
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (23), uma operação de combate a migração ilegal para os Estados Unidos em Frei Inocêncio, Central de Minas, Jampruca e Guanhães. Além de cumprir quatro mandados de prisão temporária, a ação também fez busca, em oito endereços, por materiais que vão ser analisados na investigação.
Segundo a PF, os investigados são apontados como os responsáveis por promover a emigração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos pelo esquema conhecido como “cai-cai”, uma prática na qual famílias inteiras, às vezes constituídas ficticiamente, se entregam com o propósito de evitar ou dificultar o processo de deportação imediato.
O bloqueio de valores dos suspeitos de envolvimento no esquema criminoso, de aproximadamente R$ 35 milhões, foi determinado pela Justiça Federal.
Notas promissórias em nome das vítimas foram apreendidas pela PF — Foto: Polícia Federal
As investigações mostraram que 327 brasileiros, incluindo mais de 100 menores de idade, “emigraram ilegalmente com o auxílio da associação criminosa, atravessando a fronteira mexicana expostos aos riscos do deserto e das ações dos criminosos que os conduziram até o solo norte-americano’.
A Operação Sáfaro foi coordenada pela PF de Ipatinga e de Governador Valadares. Os detidos vão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal e associação criminosa. Se condenados, podem cumprir até 14 anos de prisão.
Comentários do Facebook