Homenagem à animação nacional: veja a programação da Mostra de Cinema de Ouro Preto

Homenagem à animação nacional: veja a programação da Mostra de Cinema de Ouro Preto
CineOP começa nesta quarta, Dia do Cinema Brasileiro, celebrando os filmes de animação no pais — Foto: Divulgação/Leo Lara
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

O catálogo do festival conta com mais de 150 filmes. O evento começa nesta quarta-feira (19) e vai até a próxima segunda (24).

Por * Alicia Coura, g1 Minas — Belo Horizonte

 

Nesta quarta-feira (19), no Dia do Cinema Brasileiro, a 19ª CINEOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto chega na cidade de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. Com o objetivo de celebrar os filmes de animação do país, este ano, o festival conta com a exibição de mais de 150 filmes, entre eles diversos curtas-metragens.

Serão seis dias de evento, que termina no dia 24 de junho. A cerimônia de abertura oficial acontece nesta quinta (20), às 19h30, na Praça Tiradentes, ponto central da cidade.

Toda a programação será gratuita, com exibição de 153 filmes em pré-estreias e mostras temáticas (15 longas, 1 média e 122 curtas-metragens) em 31 sessões de cinema divididas entre dois pontos principais da cidade:

???? Cine-Praça - Praça Tiradentes
???? Cine-Teatro - Centro de Convenções

 

Filme de animação nacional "O Menino e o Mundo" (2014) — Foto: Diretor Alê Abreu

 

Homenagem ao Cinema de Animação Nacional

 

Os eixos principais do festival serão "Preservação, História e Educação", com um protagonismo especial na temática desta edição “Cinema de animação no Brasil: uma perspectiva histórica”. O evento de abertura vai contar com diversos realizadores da animação, que irão receber um tributo por seus trabalhos na área.

Outras temáticas relevantes serão destacada no festival, como Educação (“Plano Nacional de Cinema na Escola: comunicação, cultura e educação”) e Preservação (“O futuro da preservação audiovisual começa no presente”).

Outro destaque na abertura é a exibição de um conjunto de curtas-metragens animados que fazem parte do contexto histórico do Cinema de Animação Brasileiro. Alguns filmes serão exibidos, como “Passo” (Alê Abreu, 2007), “Respeitável Público” (Irmãos Wagner, 1987), “A Saga da Asa Branca” (Lula Gonzaga, 1979) entre outros.

 

 

Filme "Cebolas são Azuis" (2013) — Foto: Diretor Marão

O festival também vai apresentar debates, rodas de conversa e lançamentos de livros. Além de atividades artísticas, como exposições, apresentações musicais e festa junina.

A programação completa da 19ª Mostra de Cinema de Ouro Preto está disponível aqui.