Fundador do Instituto Paulo Freire lança livro em Juiz de Fora

Fundador do Instituto Paulo Freire lança livro em Juiz de Fora
(Foto: Divulgação)
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

‘Pedagogia de Massas do Neoconservadorismo’ é a mais nova obras de José Eustáquio Romão; lançamento acontece nesta sexta, no Teatro João Carriço

Receba as notícias da Tribuna no Whatsapp

Por Pedro Moysés Tribuna de Minas 

O professor doutor José Eustáquio Romão, também diretor fundador do Instituto Paulo Freire do Brasil, lança nesta sexta-feira (25), em Juiz de Fora, sua mais recente obra, o livro “Pedagogia de Massas do Neoconservadorismo”, publicado pela Editora Caminhar. 

O lançamento acontece às 19h no Teatro João Carriço, localizado na Avenida Barão do Rio Branco 2234, Centro de Juiz de Fora

A obra aborda as consequências da ascensão da extrema-direita no Brasil. O processo criativo de concepção do livro foi provocado pelo processo eleitoral no Brasil em 2018 que, para o professor, foi o momento para construir uma reflexão crítica como forma de interpretar a situação do país. Para isso, o autor faz uma interpretação da conjuntura e da realidade dos últimos anos, observando o viés da tirania e da intimidação frente à nova ordem internacional.

O texto de José Eustáquio Romão traz um denso trabalho de pesquisa sobre a ascensão do fascismo enquanto poder totalitário e a defesa do modelo capitalista na sua versão neoliberal como expressão política por parte da extrema-direita.

Segundo a editora, partindo da crítica à racionalidade capitalista, o autor analisa as diretrizes e os princípios que estruturam a identidade da extrema-direita, a criação da mentira e a difusão das fake news, como forma de exaltação da violência, da defesa intransigente da tortura, e o colapso dos valores civilizatórios que estão demarcados no campo da ética.