Fluminense e City vão do fundo do poço à final do Mundial de Clubes
Após mais de duas décadas de seus piores momentos, brasileiros e ingleses dão a volta por cima e se enfrentam na decisão do Mundial
Paulo Victor Soares Fonte Metrópoles
Em 1998, Fluminense e Manchester City viviam os piores momentos de suas histórias, amargando rebaixamentos para as Terceiras Divisões de seus países. Mas 25 anos depois, brasileiros e ingleses deixaram o passado de tristezas para trás, conquistaram seus continentes e se enfrentam nesta sexta-feira (22/12), na decisão do Mundial de Clubes da Fifa, em histórias dignas de contos de fada e voltas por cima.
No Brasil, o Tricolor era rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro. Um ano depois, teve que disputar a Terceira Divisão nacional, quando acabou campeão e retornou à elite no ano 2000. De lá para cá, o time carioca conquistou a Copa do Brasil em 2007, bateu na trave na Libertadores no ano seguinte, perdendo a final para a LDU-EQU, e foi campeão brasileiro em 2010 e 2012, além de empilhar cinco taças do Campeonato Carioca.
E o torcedor tricolor esperou mais de duas décadas pela cereja do bolo, que veio com o primeiro título da Libertadores. Agora, a coroação final pode vir na sexta-feira, com o tão sonhado título de campeão mundial.
Fênix de Manchester
O Manchester City viveu caminho semelhante ao dos brasileiros. Em 1996, os cityzens foram relegados da Premier League e passaram dois anos disputando a Championship, a Segunda Divisão inglesa. E na temporada 1997/98, o time de Manchester acabou rebaixado por apenas um ponto e teve que jogar a League One no ano seguinte.
As coisas mudaram com a chegada da época de ouro do time, em 2008. De lá para cá, o clube voltou a brilhar na elite do futebol inglês, mudou de patamar e acumulou troféus , como sete títulos da Premier League, seis da Copa da Liga Inglesa e mais dois da Copa da Inglaterra.
Comentários do Facebook