Fim de prazo: mais da metade dos juiz-foranos ainda precisa declarar IR

Fim de prazo: mais da metade dos juiz-foranos ainda precisa declarar IR
Foto ilustrativa
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Até esta sexta-feira, 59.317 juiz-foranos enviaram as declarações à Receita Federal

Por Mariana Floriano Tribuna de Minas 

O prazo final para declarar o Imposto de Renda (IR) se aproxima, e os juiz-foranos têm menos de um mês para ficar em dia com a Receita Federal. Na cidade, conforme dados do portal Meu Imposto de Renda59.317  contribuintes já enviaram suas declarações. Isso representa 41,14% do total previsto pelo órgão no início da campanha, em 15 de março. A expectativa é de que, em 2024, 144.183 pessoas declarem o Imposto na cidade.

Nessa reta final, o importante é não deixar o compromisso para última hora. Conforme aponta o delegado da Receita Federal de Juiz de Fora, Marcos Amorim, com tempo hábil, o órgão está disponível para auxiliar e tirar dúvidas dos contribuintes. O principal canal é o e-mail atendimentorfb.06@rfb.gov.br, cujo tempo médio de resposta é de dois dias úteis. “Este é o principal caminho, mas para as pessoas que têm alguma dificuldade com a internet, é possível buscar atendimento presencial no prédio da Receita às quartas-feiras, das 8h às 11h.” O prédio do órgão fica na Avenida Barão do Rio Branco, 372.

Conforme o delegado, o canal do Youtube da Receita Federal também contribui com esclarecimentos aos contribuintes. Estão programadas, até o dia 22 de maio, dez lives com temas escolhidos pela sociedade e que costumam suscitar dúvidas. Essas transmissões acontecem de forma gratuita às quartas-feiras, no fim da tarde, pelo canal https://www.youtube.com/@TVReceitaFederal/streams.Malha fina

Estar na malha fina é ter a declaração de Imposto de Renda retida pela Receita Federal devido a divergências. Isso pode ocorrer por falhas de digitação, valores incorretos, omissões de rendimentos e erros nas informações cadastrais.

Conforme a Receita Federal de Juiz de Fora, na cidade incidiram na malha fiscal 38.289 declarações dos exercícios 2023 e 2022. Dessas, restam hoje em malha fiscal 6.414 documentos.

A inconformidade mais detectada costuma ser a omissão de rendimentos sujeitos a ajuste anual, de titulares e dependentes declarados, sendo responsável por 46,6% das retenções. Conforme exemplifica Amorim, casos como esse dizem respeito a situações no qual o pai tem o filho como dependente, mas não declara remuneração que ele veio a receber, mesmo que esporádica. “Todas as fontes de renda dessa pessoa que é dependente na declaração precisam ser informadas.”

Em segundo lugar, com 25,7% dos casos de malha fina, estão as divergências no valor do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), o que consta na Declaração de Imposto de Renda na Fonte (Dirf) e o que foi declarado pela pessoa física. “Exemplo, o contribuinte tem uma fonte de renda principal, mas em algum mês do ano passado recebeu o pagamento de alguma fonte que foi pontual, só que ele esqueceu de declarar, e isso pode levá-lo à malha fina. Ele precisa lembrar de todas as fontes que fizeram pagamento naquele calendário.”

Conforme Amorim, logo que a declaração é enviada, a Receita faz um pré-processamento e informa possíveis inconsistências, como a omissão de rendimento. “É disponibilizado ao contribuinte um extrato no qual é citada a inconsistência detectada.”

Restituição

A restituição do Imposto de Renda 2024 será paga com prioridade para aqueles que declararem até este domingo, 5 de maio. O calendário já foi divulgado, e o primeiro lote será distribuído a partir de 31 de maio. O segundo no dia 28 de junho, terceiro, dia 31 de julho, quarto, 30 de agosto e o quinto no dia 30 de setembro.

A consulta para saber quais contribuintes serão contemplados com o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda estará disponível a partir do dia 24 de maio, diz a Receita.