EUA emitem alerta sobre suporta arma nuclear espacial desenvolvida pela Rússia; entenda
Apesar do alerta, as autoridades estado-unidenses não deixaram clara a natureza da arma, nem se ela realmente existe
Uma suposta arma nuclear espacial desenvolvida pela Rússia preocupa as autoridades dos Estados Unidos. Nessa semana, os EUA alertaram parlamentares do Congresso e aliados na Europa que essa arma poderia ser utilizada contra satélites ocidentais. A informação é da agência de notícias Reuters.
Apesar do alerta, as autoridades estado-unidenses não deixaram clara a natureza da arma, nem se ela realmente existe. No entanto, caso ela, de fato, seja real, a ameaça aos satélites podem causar danos diversos à comunicação, vigilância, inteligência, comando e controle em todo o mundo. Segundo o The New York Times, os EUA não têm capacidade para combater o armamento.
Mesmo com o alerta, publicado pelo deputado Mike Turner no X, antigo Twitter, uma fonte disse à Reuters que o problema não estava relacionado com uma capacidade ativa e não deveria ser motivo de pânico.
Versão da Rússia
A Rússia não negou a existência da arma, mas alegou que o alerta dos EUA é uma ‘fabricação maliciosa’ e um truque da Casa Branca que tem como objetivo aprovar mais dinheiro para combater Moscou.
Rússia x EUA
No quesito armamento nuclear, Rússia e Estados Unidos são as maiores potências, contendo cerca de 90% das armas nucleares do mundo, além de satélites militares avançados em órbita da Terra.
*Com informações da CNN
Comentários (0)
Comentários do Facebook