Força Aérea Venezuelana intercepta avião de origem brasileira, e piloto morre
A suspeita dos militares é de que o piloto teria ligações com o narcotráfico; ele tinha passaporte mexicano
Itatiaia Por Maria Fernanda Ramos
A Força Aérea Bolivariana da Venezuela (FANB) abateu nesse domingo (14) um avião de matrícula brasileira que havia invadido um terreno sem autorização. Um homem foi encontrado morto dentro da aeronave.
Segundo a FANB, a invasão forçou a ativação do “Plano de Alerta Antecipada”, com ações coordenadas em terra e no ar. O avião voava em baixa altitude e “violava a soberania nacional”.
Como não se identificou, desligou o localizador e ocultou as matrículas de identificação, a aeronave foi declarada como alvo hostil, o que levou à interceptação dela.
Antes de fazer o abate, a FANB tentou persuadir o piloto para que pousasse, mas foram ignorados. A aeronave, segundo Domingo Hernández Lárez, Comandante Estratégico Operacional da FANB, tentou fugir dos militares, mas não conseguiu.
O avião Piper PA-34-200T tinha matrícula PR-RP, mas faltava uma das letras de investigação. Todos os prefixos PR são de origem brasileira.
O homem encontrado dentro da aeronave apresentava passaporte mexicano e licença de voo norte-americana. A suspeita dos militares é de que ele teria ligações com o narcotráfico.
Comentários do Facebook