Depois de onda gigante, Brasil entra em alerta para chuva com 'quase tornado'

Depois de onda gigante, Brasil entra em alerta para chuva com 'quase tornado'
Até a manhã de quinta, MG e outros 22 estados brasileiros podem ter ventos de até 100 km/h — Foto: Uarlen Valerio / O Tempo
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Estão previstos ventos de até 100 km/h em boa parte de Minas Gerais e de outros 22 estados do país; até agora, 26 cidades mineiras já decretaram situação de emergência

Fonte: O Tempo     Por José Vítor Camilo 

onda gigante que arrastou turistas no Mirante da Pedra do Leme, no Rio de Janeiro, era um prenúncio das fortes chuvas que devem atingir todas as cidades de Minas Gerais e outros 22 dos 27 estados do Brasil. Além dos temporais, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também está prevendo ventos de até 100 km/h no período que vai até as 10h de quinta-feira (4 de janeiro). A partir dos 117 km/h, a força do vento passa a ser considerada um tornado.

Os quatro únicos estados brasileiros que não estão sob alerta nesta quarta-feira (3) são: Amapá, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe. Ao todo, são quatro os alertas emitidos pelo órgão nacional, sendo que dois deles incluem todos os 853 municípios de Minas Gerais. Além dos ventos, que podem ir de 60 a 100 km/h, também são esperadas chuvas de 50 a 100 mm por dia.

Mais cedo, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu outro alerta para chuva de 50mm com raios e rajadas de vento, também válido até quinta. Por conta da grande quantidade de água que atingiu a região metropolitana nos últimos dias, três regiões da capital mineira já se encontram sob risco geológico, sendo elas: Noroeste, Pampulha e Venda Nova.

Em meio à expectativa de ainda mais água pela frente, que normalmente aumenta os riscos nas rodovias, os motoristas mineiros ainda enfrentam 50 trechos de estradas com problemas entre interdições, estreitamentos, buracos e obras.

MG tem 26 cidades sob situação de emergência

O período chuvoso de 2023/2024 já causou muitos estragos em Minas Gerais. Ao todo, 26 municípios já decretaram situação de emergência em decorrência de chuvas, vendavais e tempestades. Os registros vão desde setembro de 2023 até o dia 26 de dezembro, quando Mendes Pimentel, no Rio Doce, acionou a Defesa Civil de Minas Gerais

Além disso, no fim do ano passado o número de mortes causadas pela chuva chegou a cinco. Uma forte chuva causou três mortes em Paracatu, na região Noroeste de Minas, quando mãe e dois filhos foram arrastados pela correnteza e morreram afogados.