Saiba quais são os primeiros passos de Larcamón no Cruzeiro e maiores desafios

Saiba quais são os primeiros passos de Larcamón no Cruzeiro e maiores desafios
Larcamón tem 39 anos e nasceu em La Plata, Buenos Aires — Foto: León/divulgação
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Argentino começa projeto para a temporada de 2024; veja quando começarão as competições

Fonte: O Tempo     Por Gabriel Moraes

O ano de 2024 chegou e, com ele, novos ares na Toca da Raposa. Apesar de o Cruzeiro terminar 2023 com o seu principal objetivo cumprido – a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro –, mudanças ocorreram, sendo a principal no comando do time: Nicolás Larcamón chega com muitos desafios na bagagem.

O técnico de 39 anos desembarcou em Belo Horizonte na manhã desta quarta-feira (3/1), mas seu trabalho começou bem antes disso. Após ser anunciado pelo clube, ele começou a participar ativamente da montagem do elenco. Inclusive, foi essencial nas negociações com o volante Lucas Romero, treinado por ele no León, e com o atacante Juan Dinenno, do Pumas – ambos ainda não foram oficializados.

Trabalho

Oficialmente, Larcamón e sua comissão iniciam os trabalhos com o elenco profissional na próxima sexta-feira (5/1), quando há o pontapé inicial da pré-temporada. A partir dali, serão 22 dias de conversas, alinhamento, preparação física, técnica e tática até o primeiro jogo oficial.

Simultaneamente, o time sofrerá modificações. Especialmente neste mês de janeiro, haverá saídas e chegadas de jogadores – e a tendência é que isso continue ocorrendo com o Campeonato Mineiro em curso, como foi em 2023.

Desafios

A principal 'peleja' que o novo comandante terá pela frente é com relação ao ataque. Foi a ineficiência do setor ofensivo que fez o Cruzeiro correr risco de ser rebaixado novamente e gerou a maior ira da torcida. Esse foi justamente um dos motivos para o argentino ser contactado pela SAF de Ronaldo Fenômeno.

Conhecido pelo seu futebol atacante, intenso e de pressão quando não tem a bola, Larcamón terá que mostrar na prática o porquê de sua vinda. Esse estilo é uma das premissas desde que a nova gestão atua – foi assim especialmente com Paulo Pezzolano e Pepa.

Neste ano, o time terá mais um torneio para disputar em relação aos anos anteriores: a Copa Sul-Americana. E está aí mais um desafio pela frente: o calendário, mais 'recheado', que obriga os atletas a atuarem mais, viajarem mais e, com isso, se desgastarem mais.

Mercado da Bola: quem chega ao Cruzeiro, quem sai e bastidores de negociações

Histórico recente

O León não teve um dos melhores ataques do Campeonato Mexicano, em que o time é o 8º colocado atualmente. No torneio Clausura, disputado no primeiro semestre, a equipe marcou 23 gols, tendo o 9º melhor ataque entre os 18 concorrentes.

Já no Apertura, no segundo semestre, houove o mesmo desempenho frente a meta. No Brasileirão, a Raposa teve o pior ataque, ao marcar 35 vezes, menos até que os rebaixados para a segunda divisão.

Competições

A estreia do Cruzeiro no estadual será no dia 24 de janeiro, quarta-feira, contra o Vila Nova. O jogo está marcado para começar às 19h (de Brasília), no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima. O torneio está previsto para terminar no dia 6 de abril, no segundo jogo da final.

Porém, a esta altura, a equipe já estará disputando outras duas competições: a Copa do Brasil, cuja primeira fase deve ter início no dia 21 de fevereiro; e a Copa Sul-Americana, cuja fase de grupos (onde a Raposa entra) se inicia em 3 de abril.

Já o Campeonato Brasileiro começa no final de semana seguinte ao término do Mineiro.