Saiba quais são os primeiros passos de Larcamón no Cruzeiro e maiores desafios
Argentino começa projeto para a temporada de 2024; veja quando começarão as competições
Fonte: O Tempo Por Gabriel Moraes
O ano de 2024 chegou e, com ele, novos ares na Toca da Raposa. Apesar de o Cruzeiro terminar 2023 com o seu principal objetivo cumprido – a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro –, mudanças ocorreram, sendo a principal no comando do time: Nicolás Larcamón chega com muitos desafios na bagagem.
O técnico de 39 anos desembarcou em Belo Horizonte na manhã desta quarta-feira (3/1), mas seu trabalho começou bem antes disso. Após ser anunciado pelo clube, ele começou a participar ativamente da montagem do elenco. Inclusive, foi essencial nas negociações com o volante Lucas Romero, treinado por ele no León, e com o atacante Juan Dinenno, do Pumas – ambos ainda não foram oficializados.
Trabalho
Oficialmente, Larcamón e sua comissão iniciam os trabalhos com o elenco profissional na próxima sexta-feira (5/1), quando há o pontapé inicial da pré-temporada. A partir dali, serão 22 dias de conversas, alinhamento, preparação física, técnica e tática até o primeiro jogo oficial.
Simultaneamente, o time sofrerá modificações. Especialmente neste mês de janeiro, haverá saídas e chegadas de jogadores – e a tendência é que isso continue ocorrendo com o Campeonato Mineiro em curso, como foi em 2023.
Desafios
A principal 'peleja' que o novo comandante terá pela frente é com relação ao ataque. Foi a ineficiência do setor ofensivo que fez o Cruzeiro correr risco de ser rebaixado novamente e gerou a maior ira da torcida. Esse foi justamente um dos motivos para o argentino ser contactado pela SAF de Ronaldo Fenômeno.
Conhecido pelo seu futebol atacante, intenso e de pressão quando não tem a bola, Larcamón terá que mostrar na prática o porquê de sua vinda. Esse estilo é uma das premissas desde que a nova gestão atua – foi assim especialmente com Paulo Pezzolano e Pepa.
Neste ano, o time terá mais um torneio para disputar em relação aos anos anteriores: a Copa Sul-Americana. E está aí mais um desafio pela frente: o calendário, mais 'recheado', que obriga os atletas a atuarem mais, viajarem mais e, com isso, se desgastarem mais.
Mercado da Bola: quem chega ao Cruzeiro, quem sai e bastidores de negociações
Histórico recente
O León não teve um dos melhores ataques do Campeonato Mexicano, em que o time é o 8º colocado atualmente. No torneio Clausura, disputado no primeiro semestre, a equipe marcou 23 gols, tendo o 9º melhor ataque entre os 18 concorrentes.
Já no Apertura, no segundo semestre, houove o mesmo desempenho frente a meta. No Brasileirão, a Raposa teve o pior ataque, ao marcar 35 vezes, menos até que os rebaixados para a segunda divisão.
Competições
A estreia do Cruzeiro no estadual será no dia 24 de janeiro, quarta-feira, contra o Vila Nova. O jogo está marcado para começar às 19h (de Brasília), no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima. O torneio está previsto para terminar no dia 6 de abril, no segundo jogo da final.
Porém, a esta altura, a equipe já estará disputando outras duas competições: a Copa do Brasil, cuja primeira fase deve ter início no dia 21 de fevereiro; e a Copa Sul-Americana, cuja fase de grupos (onde a Raposa entra) se inicia em 3 de abril.
Já o Campeonato Brasileiro começa no final de semana seguinte ao término do Mineiro.
Comentários do Facebook