Comboio da PM de MG para o RS vê perseguição no caminho e ajuda a deter assaltante em SC
Militares mineiros passavam pela BR-101, em Araranguá, quando perceberam a tentativa de fuga de um motorista com carro roubado
Por Gabriel Rezende O Tempo
Lugar certo, na hora certa. Policiais militares de Minas Gerais ajudaram a corporação de Santa Catarina a apreender um adolescente que havia roubado o carro de um motorista de aplicativo na noite desta quinta-feira (9 de maio). Os mineiros estavam em comboio em direção ao Rio Grande do Sul, para prestar apoio em meio à catástrofe ambiental que devasta o estado gaúcho, quando se depararam com uma perseguição.
Conforme o tenente-coronel Flávio Santiago, chefe de jornalismo da Polícia Militar de Minas Gerais, a situação ocorreu na cidade de Araranguá, na BR-101, que fica próxima da divisa com o Rio Grande do Sul. "[Os militares de MG] fizeram o cerco e conseguiram apreender o infrator. Mais uma participação extra contribuindo com a segurança pública brasileira", comemorou o militar.
Após auxiliar na ocorrência, o comboio de policiais militares de MG segue para o Rio Grande do Sul. Estão mobilizados 35 policiais militares, sendo 13 do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente (BPMamb) e 22 do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoq).
Também foram destacados um ônibus com capacidade para 42 pessoas, além de oito viaturas, equipamentos para resgate, como quatro conjuntos completos de embarcações com carretinhas, drones e armamentos.
As equipes reforçarão o trabalho de salvamento de vítimas em solo e também ações de policiamento ostensivo e preventivo para coibir crimes na região, principalmente saques.
"A presença da Polícia Militar por terra é fundamental não apenas para agregar nas questões dos resgates, mas também de segurança pública. O envio dos 35 militares reforça a equipe do Comando de Aviação do Estado, composta por sete militares, que está na região atuando em missões de resgate", destacou a porta-voz da PMMG, major Layla Brunnela.
Não há data prevista para o retorno do efetivo mineiro enviado para o RS. "Sabemos que as questões de segurança pública também ocorrem nesse pós-tragédia. Então, nossos militares ficarão à disposição do Estado do Rio Grande do Sul pelo tempo que for necessário para poder apoiá-lo", destacou Layla.
Desde o último domingo, duas aeronaves da Polícia Militar de Minas Gerais estão no Rio Grande do Sul, apoiando as forças de segurança locais nas demandas. Uma delas, o helicóptero Pégasus 22, é adaptada para utilização do Óculos de Visão Noturna (OVN). A tecnologia possibilita aos militares operarem em locais sem iluminação, garantindo uma maior eficiência nos resgates e ações de policiamento.
Comentários do Facebook