Cidade de MG decreta situação de emergência após temporal alagar casas e arrastar carros

Este é o segundo Decreto de Situação de Emergência publicado pelo município de Timóteo neste ano; o primeiro foi em janeiro
O Tempo Por Rayllan Oliveira
A cidade de Timóteo, na região do Vale do Aço, em Minas Gerais, decretou situação de emergência por causa do forte temporal deste domingo (27). O Decreto 6.163/25, assinado pelo prefeito capitão Vitor Prado (Republicano), foi publicado no Diário Oficial do Município. A medida permite a mobilização de todos os órgãos municipais nas ações de resposta ao desastre. De acordo com a prefeitura, três veículos foram arrastados pela força da água e mais de 40 residências ficaram alagadas.
O Decreto possibilita a "a dispensa de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo até 01 (um) ano, a depender da lei de licitação regente, contados a partir da caracterização do desastre, vedada a prorrogação dos contratos".
Além disso, fica permitido aos agentes da Defesa Civil entrarem em residências para socorrer ou determinar evacuação, além de utilizar de propriedade particular. Este é o segundo Decreto de Situação de Emergência publicado pelo município neste ano. O primeiro foi em janeiro, quando chuvas intensas atingiram o município e outras cidades da região do Vale do Aço.
A chuva
Como informado por O TEMPO, a chuva intensa da madrugada de domingo (27) fez o nível do Córrego Timotinho subir rapidamente, sem tempo para que os moradores de vias localizadas ao lado do rio pudessem sair das residências. Três veículos acabaram arrastados pela força das águas.
Funcionários da prefeitura foram até o local para realizar a limpeza e dar assistência à população atingida. Não houve, a princípio, danos estruturais ou necessidade de retirada das famílias que moram nas casas atingidas pela enchente.
Comentários do Facebook