Chuva causa deslizamentos e transtornos em municípios de MG
Fortes chuvas que atingem Minas Gerais causam diversos transtornos para a população
As chuvas que atingem Minas Gerais neste início de 2024 têm castigado várias cidades ao longo do estado. Enchentes, deslizamentos e crateras causam transtornos para vários municípios de Minas.
Um dos problemas foi na BR-482, que liga as cidades de Carangola e Fervedouro, na Zona da Mata. Por causa das chuvas, houve deslizamentos na rodovia e o local precisou ser interditado pela Defesa Civil Estadual e Prefeitura de Fervedouro.
Segundo o Executivo Municipal, não há previsão para liberação do tráfego. O trecho continua sendo monitorado pelas autoridades.
O município de Novo Oriente de Minas também sofre com as chuvas. Várias pontes na região caíram devido à grande quantidade de chuva. A Defesa Civil Estadual enviou um agente e monitora a situação do local.
Município de MG tem 110 áreas de perigo de deslizamentos
Um estudo do Serviço Geológico do Brasil, vinculado ao Ministério Minas e Energia, revelou que o município de Diogo de Vasconcelos, na região Central de Minas Gerais, tem 110 áreas de perigo associadas a deslizamentos de terra e duas relacionadas a quedas de blocos.
Segundo a Carta de Perigo a Movimentos Gravitacionais de Massa, a situação é resultado das características geológicas e geomorfológicas da região, além de alterações realizadas na paisagem do local. Ainda conforme o SGB, o grau de perigo pode ser reduzido com a implantação de obras preventivas ou reabilitação sobre o terreno. No entanto, invervenções inadequadas no território podem piorar a situação.
Comentários do Facebook