Atlético começa ano no Mineirão, mas tem punição a cumprir ao voltar à Arena MRV; relembre
Galo foi punido pelo STJD em função das cenas de selvagerias registradas em seu estádio durante a final da Copa do Brasil, diante do Flamengo, em 2024
O Tempo Sports Por Frederico Teixeira
O Atlético confirmou nesta terça-feira (7) que disputará no Mineirão seus jogos como mandante na primeira fase do Mineiro. Mas, quando retornar à Arena MRV, que passa por processo de implantação da grama sintética, ainda terá punição a cumprir.
O Atlético foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em função das cenas de selvageria registradas na final da Copa do Brasil, no ano passado, diante do Flamengo, com brigas entre torcedores, quebradeira na Arena, invasão de campo e arremesso de bombas no gramado.
A procuradoria havia apresentado seis denúncias diferentes contra o Atlético: arremesso de objetos ao gramado, arremesso de bombas, tentativa de invasão de torcedores, invasão de torcedores, uso de laser (em direção ao goleiro do Flamengo) e cantos homofóbicos por parte da torcida.
O Atlético foi punido em seis jogos de perda de mando de campo. Três deles foram cumpridos: diante de Botafogo e Juventude, pelo Brasileirão, como a Arena MRV estava interditada pelo STJD, o Galo jogou no Independência de portões fechados.
Já diante do Athlético-PR, na última rodada da Série A, já com a Arena MRV novamente liberada, o Galo pode atuar em seu estádio, mas novamente sem a presença da torcida.
E as outras três partidas de suspensão ainda a cumprir? Em 'caráter educativo', o STJD determinou a conversão da pena desses jogos, permitindo a presença apenas de mulheres, idosos, crianças, pessoas com deficiência e adolescentes de até 16 anos.
Mas o 'detalhe' é que a punição tem que ser cumprida em jogos promovidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.
Quais são as possíveis datas?
Como o processo de troca do gramado da Arena MRV, de acordo com a previsão do Atlético, deve ser concluído apenas em março, a tendência é de que as três partidas de punição restantes sejam cumpridas nas primeiras rodadas do Brasileirão.
A primeira rodada da Série A do Brasileiro está marcada para o dia 29 de março.
Antes, o Galo também participa da Copa do Brasil, desta vez desde a primeira fase da competição, que será disputada em jogo único, no dia 19 ou 26 de fevereiro. O sorteio que definirá os confrontos será realizado na próxima terça (14), na sede da CBF.
Comentários do Facebook