Após revisão, edital de concessão de trecho da BR-381 será publicado nesta sexta-feira (17)

Após revisão, edital de concessão de trecho da BR-381 será publicado nesta sexta-feira (17)
Após revisão, edital de concessão de trecho da BR-381 será publicado nesta sexta-feira (17) — Foto: InterTV dos Vales
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Trecho entre as cidades de Belo Horizonte e Governador Valadares vai receber investimento de nove bilhões de reais.

Por Samuel Bonicontro, g1 Vales de Minas Gerais

 

Será publicada, nesta sexta-feira (16), a revisão do edital de concessão da BR-381, no trecho que liga as cidades de Belo Horizonte e Governador Valadares.

De acordo com o Ministério dos Transportes, o trecho, de 304 quilômetros, irá receber cerca de nove bilhões em investimentos e tem leilão previsto para o dia 29 de agosto.

Lançado no dia 8 de maio, o edital foi revisado pelo MT e agora será publicado. A publicação foi aprovada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nessa quinta-feira (16).

As melhorias são para ampliar a capacidade e aumentar a segurança dos motoristas na rodovia. Entre as alterações, estão as melhorias dos quilômetros 427 e 458,4 que foram excluídas da nova versão do projeto de concessão e serão executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Dos nove bilhões de reais previstos para o trecho de 304 quilômetros da rodovia, cinco bilhões e meio serão destinados para investimentos, como novas obras, e três bilhões e setecentos milhões para serviços operacionais. Veja as principais melhorias:

 

  • 134,27 quilômetros de duplicações entre obras remanescentes e novos trechos;
  • 83 quilômetros de faixas adicionais,
  • 9,7 quilômetros de marginais,
  • 20 passarelas
  • 15 passagens de fauna

 

A concessão tem ainda o potencial de gerar cerca de 73 mil empregos diretos, indiretos e efeito renda, contribuindo para o crescimento econômico e a geração de postos de trabalho na região de Minas Gerais.