DIA DE REIS Visitas ao tradicional circuito de presépios em Santa Luzia só podem ser feitas até sábado

DIA DE REIS Visitas ao tradicional circuito de presépios em Santa Luzia só podem ser feitas até sábado
Tradição está na família de Marco Aurélio Fonseca há mais de um século (Arquivo pessoal)
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Vinte e oito expositores participam da tradição cristã neste ano na cidade da Grande BH

Fonte: HOJE EM DIA    Por  Pedro Santos

Termina sábado (6), Dia de Reis, a 18ª edição do Circuito Nacional de Presépios, tradição cristã em Santa Luzia, na Grande BH. Por meio da arte e da fé, moradores da cidade encantam turistas com as representações do nascimento do menino Jesus. A visitação é gratuita.

Vinte e oito expositores participam do circuito deste ano. Para facilitar o deslocamento, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) disponibilizou um micro-ônibus. Os interessados podem realizar o agendamento pelo telefone 31-99187-6464 ou presencialmente, na Rua Direita, 373, no Centro Histórico.

Superintendente municipal de Cultura e organizador do evento pela Prefeitura de Santa Luzia, Marco Aurélio Fonseca também participa. Segundo ele, a tradição está na família há mais de um século. 

“São mais de 100 anos em minha família. Minha bisavó trouxe a tradição de Portugal, e eu a mantenho e gosto muito de fazer. Faço isso há 30 anos, é parte da minha vida”, conta o historiador.

Marco Aurélio afirma que a tradição do presépio não é exclusividade das gerações mais velhas. Os mais novos também já interagem com a arte para perpetuar o costume da família.

“Meus quatro sobrinhos adoram brincar com as peças. Na hora de colocar as figuras é uma guerra de alegrias, cada um quer colocar uma. É uma farra”, afirma.

Os visitantes podem baixar um QR Code pelo celular para acessar o mapa das artes espalhadas pelo município. As pessoas recebem um passaporte virtual com todas as representações do nascimento do menino Jesus. A ideia é que o turista tenha o "documento" carimbado a cada experiência, com a respectiva página do ponto onde esteve.

*Estagiário sob supervisão do editor Renato Fonseca