Apenas 12 estudantes tiram nota máxima na redação do Enem, sendo 2 de Minas

Apenas 12 estudantes tiram nota máxima na redação do Enem, sendo 2 de Minas
Os resultados do Enem 2024 foram divulgados nesta segunda-feira (13) Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Em comparação ao Enem 2023, quando 60 candidatos gabaritaram a redação, houve redução de 80% nas notas 1000

O Tempo    Por Lucyenne Landim

 

BRASÍLIA - Em todo o país, 12 estudantes tiraram a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desse total, apenas um é da rede pública de ensino. Os resultados do Enem 2024 foram divulgados nesta segunda-feira (13) e podem ser acessados enem.inep.gov.br/participante.

O número representa uma queda brusca de 80% nas notas 1000 (máxima) em relação aos resultados do Enem 2023, quando 60 estudantes gabaritaram essa parte da prova.  

Duas notas máximas foram de alunos de Minas Gerais, sendo uma delas a única da rede pública de ensino no recorte nacional. Os outros Estados foram: Rio de Janeiro (2), Alagoas (1), Ceará (1), Distrito Federal (1), Goiás (1), Maranhão (1), Pernambuco (1), Rio Grande do Norte (1) e São Paulo (1).

A nota média de todos os candidatos na redação foi de 660 pontos. O número representa um ligeiro aumento em relação ao de 2023, que registrou 645 pontos médios.  

Apesar da queda no total de gabaritos da redação, o Enem 2024 teve um aumento de três pontos na média de proficiência, que mede o conhecimento geral dos candidatos. O último resultado ficou na casa de 546 pontos. Em 2023, a proficiência média foi de 543.

A presença de inscritos nos dois dias de provas também registrou aumento em relação aos dois anos anteriores. Em 2024, 73,5% dos 4,3 milhões de inscritos compareceram às provas, e a ausência foi de 26,5%. Em 2023, a abstenção foi de 28,1% e, em 2022, de 28,3%.

Saiba onde usar a nota do Enem

O Enem é a principal forma de entrada no ensino superior no país. Por ele, estudantes podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas em universidades federais. Na lista, estão a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade de São Paulo (USP).  

Outra possibilidade é o ProUni, que oferta bolsas de estudo em universidades privadas para estudantes de baixa renda. As bolsas podem ser integrais, que cobrem 100% da mensalidade, ou parciais, que cobrem 50%, em cursos de graduação.  

Estudantes que fizeram o Enem podem, ainda, se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que financia até 100% das mensalidades em instituições de ensino privadas. As notas do Enem também podem ser usadas para ingresso em universidades de Portugal conveniadas com o Ministério da Educação brasileiro. 

Calendário  

Sisu 

O prazo de inscrição no Sisu será de 17 a 21 de janeiro. A chamada regular será em 26 de janeiro. Os selecionados terão do dia 27 a 31 de janeiro para fazer a matrícula ou o registro pré-acadêmico na instituição. A manifestação de interesse na lista de espera poderá ser feita entre os dias 26 e 31 de janeiro.  

A seleção seguirá a ordem de notas obtidas pelos candidatos de acordo com as vagas ofertadas em casa curso. No sistema, o estudante poderá ter noção da nota de corte para o curso pretendido e selecionar duas opções. As inscrições serão permitidas na modalidade de ampla concorrência ou via cotas.

ProUni 

A corrida por bolsas em instituições privadas as inscrições será entre 24 e 28 de janeiro. A primeira chamada será feita em 26 de fevereiro, e a segunda em 26 de março. A manifestação de interesse na lista de espera será em 26 e 27 de março.  

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, o calendário do ProUni ainda é previsto. As datas serão confirmadas depois da publicação do edital do programa.

Fies 

As inscrições para o Fies serão entre 4 e 7 de fevereiro e os resultados serão divulgados em 18 de fevereiro. O início da convocação da lista de espera será em 25 de fevereiro.