Trecho da BR-040 será 'vendido' na Bolsa de Valores nesta quinta; entenda

Trecho da BR-040 será 'vendido' na Bolsa de Valores nesta quinta; entenda
Empresa que assumir a BR-040 vai se comprometer a duplicar 9,9 km Foto: Flávio Tavares
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

 

Quatro empresas entregaram propostas ao Ministério dos Transportes para administrar a rodovia por 30 anos

O Tempo    Por Vitor Fórneas

 

leilão da BR-040, que liga Belo Horizonte a Cristalina (GO), acontece na Bolsa de Valores de São Paulo nesta quinta-feira (26 de setembro). Quatro empresas entregaram propostas ao Ministério dos Transportes, indicando o desejo de administrar o trecho conhecido como Rota dos Cristais, que é a principal ligação entre o Centro-Oeste, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A concessão do trecho de 594,8 km de extensão será por um período de 30 anos, e a expectativa da pasta é que sejam investidos R$ 12,096 bilhões, somando captação e serviços operacionais. São esperadas a geração de cerca de 94 mil postos de trabalho diretos e indiretos. 

Com relação a melhorias no trecho, estão previstos 342 km de faixas adicionais e dois Pontos de Parada e Descanso (PPDs). A empresa que assumir a gestão ainda deverá se comprometer a duplicar 9,9 km da BR-040 e construir 61,6 km de vias marginais. Quarenta e três passarelas de pedestres deverão ser erguidas, e 18 passagens de fauna, executadas. 

A estimativa do ministério é que 4,2 milhões de pessoas sejam beneficiadas. O trecho que será leiloado foi administrado pela Via 040, que era encarregada pela manutenção e operação essencial da via. No entanto, a concessionária decidiu devolver a concessão ao governo federal, em 2017, alegando dificuldades financeiras.

O leilão da Rota dos Cristais acontecerá com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, assim como do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale.