Via Sacra Jovem será neste domingo (16) em Juiz de Fora

Via Sacra Jovem será neste domingo (16) em Juiz de Fora
Via Sacra Jovem 2024 Juiz de Fora Foto Arquivo Arquidiocese de Juiz de Fora.jpg Via Sacra Jovem reuniu cerca de 9 mil pessoas em 2024 em Juiz de Fora Arquivo/Arquidiocese de Juiz de Fora
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Evento faz parte do Ano Jubilar na Arquidiocese e tem como tema ‘A esperança não decepciona’

 Itatiaia

A 16ª Via Sacra Jovem será realizada neste domingo (16) em Juiz de Fora. O tradicional encontro da juventude será também o Jubileu dos Jovens na Arquidiocese de Juiz de Fora, dentro da celebração do Ano Jubilar da Igreja Católica, com o tema “Peregrinos de Esperança”.

Por isso, terá como lema “A esperança não decepciona”, que é título do texto do Papa Francisco que convocou os fiéis a viverem intensamente a virtude da esperança em um mundo marcado por sofrimentos de desafios. Os organizadores não divulgaram estimativa de participantes para este ano. Em 2024, cerca de 9 mil jovens da paróquias e comunidades das 37 cidades que compõem a Arquidiocese de Juiz de Fora participaram do evento.

Programação da Via-Sacra

A acolhida e animação da Via Sacra será na Paróquia Universitária Nossa Senhora de Fátima, na Cidade Alta. Às 8h30, haverá missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano.

Na sequência, ocorre a subida do Morro do Cristo, meditando a Via Crucis, que é um caminho sagrado que nos permite refletir sobre a Paixão e Morte de Jesus Cristo.

Qualquer pessoa pode se unir aos jovens na caminhada. A organização orienta que os participantes escolham roupas e calçados confortáveis, passem protetor solar e levem água e lanche.

Conforme a Igreja Católica, a Via-Sacra é uma oportunidade de reflexão sobre a vida, desafios e escolhas para seguir no caminho de Cristo. Desa forma, a prática ajuda auxilia no fortalecimento da fé e do compromisso com a oração e penitência e esperança, que são vividos no período da Quaresma.