Uberlândia declara situação de emergência após lotação de leitos e 61 mil casos de Síndromes Respiratórias Aguda Grave
Decreto também apresenta um plano de ação com medidas que vão desde a contratação de mais funcionários para as unidades de saúde municipais até o aumento de leitos.
Por g1 Triângulo — Uberlândia
A Prefeitura de Uberlândia decretou na terça-feira (21) situação de emergência por conta do aumento de casos e internações pelas Síndromes Respiratória Aguda Grave (SRAG). O decreto também apresenta um plano de ação para garantir o atendimento à população.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a maio a cidade registrou 61.452 casos da síndrome. O levantamento também mostra que as unidades de saúde municipais apresentaram um aumento de 25% de internações por causas respiratórias, e todos os 943 leitos da rede municipal estão ocupados.
Todas as oito Unidades de Atendimento Integrado (UAI) registraram um aumento significativo na procura de atendimento. Na segunda, a UAI Luizote de Freitas registrou 588 atendimentos.
Os registros das internações têm predominância de complicações em consequência dos tipos A e B do vírus Influenza, do vírus Sincicial Respiratório e do vírus SARS-COV-2, causador da Covid-19.
Plano de ação
De acordo com a Prefeitura, as medidas visam otimizar o fluxo de atendimentos aos cidadãos durante o período de emergência. Dentre as ações, estão a adoção de mais recursos juntos aos órgãos estadual e federal, a contratação de mais profissionais nas unidades de saúde, a doação de equipamentos e bens e a aquisição pública de materiais.
O Município também informou outras medidas:
- Aumento de 10 leitos no Centro de Internação Pediátrico;
- Reforço de médicos no horário de 16h às 22h (para casos verdes e azuis de SRAG), nas unidades UAIs Luizote, Roosevelt, São Jorge, Morumbi, Pampulha, Tibery, Martins e Planalto;
- Reforço da equipe de enfermagem;
- Reforço do atendimento das equipes de atendimento virtual, através do WhatsApp (34) 3239-2800;
- Ponto de vacinação extra no 2º andar do Terminal Central de 27 a 29 de maio e de 3 a 7 de junho, com atendimento das 8h às 17h.
Locais de vacinação na cidade
As doses da vacina da gripe estarão disponíveis nos seguintes pontos:
- Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF): 7h30 às 16h30;
- Unidades de Atendimento Integrado (UAI) dos Bairros Tibery, Martins, Planalto, Luizote e Pampulha: 8h às 21h;
- Unidades Básicas de Saúde (UBS): 8h às 18h30;
- UBSs dos Bairros Roosevelt, Tocantins e Brasil: 8h às 21h.
Comentários do Facebook