Todas as cidades de Minas estão em alerta para tempestades nesta quarta

Todas as cidades de Minas estão em alerta para tempestades nesta quarta
Volumes de chuva podem chegar até 100 milímetros/dia (Valéria Marques/Hoje em Dia)
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Avisos se dividem entre “Perigo” (laranja) e “Perigo Potencial” (amarelo)

HOJE VEM DIA     Da Redação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu cinco avisos colocando todos os 853 municípios mineiros em alerta para chuvas intensas e tempestades ao longo desta quarta-feira (21). Segundo o instituto, há risco de “Perigo” (laranja) e “Perigo Potencial” (amarelo).

As cidades que estão em alerta laranja podem registrar ventos intensos de até 100 km/h e chuva entre 50 e 100 milímetros por dia (mm/dia). 

Já as que estão em alerta amarelo, podem receber ventania de até 60 km/h, além de precipitação entre 30 mm/dia e 50 mm/dia.

Em ambos alertas existe a possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Veja as cidades em alerta laranja aqui.
Veja as cidades em alerta amarelo aqui.

Em Belo Horizonte, a previsão meteorológica da Defesa Civil indica que nesta quarta-feira (21), a previsão meteorológica indica que o dia será de céu nublado com chuvas, por vezes fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais. A temperatura mínima foi de 18 °C, a máxima estimada é de 26 °C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 70% à tarde. 

Segurança

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, o correto é não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. E não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). Se possível, as pessoas devem desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Índice pluviométrico

Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.

Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.

Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar:

  • Chuva fraca: abaixo de 5,0 mm/h
  • Chuva moderada: entre 5,0 e 25 mm/h
  • Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h
  • Chuva muito forte: acima de 50,0 mm/h