TJ derruba liminar e volta a proibir Empabra de retirar minério em mina na Serra do Curral

TJ derruba liminar e volta a proibir Empabra de retirar minério em mina na Serra do Curral
Serra do Curral Mineradora foi proibida, mais uma vez, de explorar minério na Serra do Curral ROBSON SANTOS / SEMAD
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Decisão do Tribunal de Justiça voltou a suspender atividades da Empresa Mineração Pau Branco no principal cartão-postal de Belo Horizonte

Itatiaia     Por 

 

Uma decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) voltou a proibir que a Empresa Mineração Pau Branco (Empabra) pudesse retirar minério de ferro explorado na Serra do Curral. O desembargador Jair Varão, nesta terça-feira (18), cassou uma liminar obtida pela mineradora, atendendo pedido da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

“O perigo de dano se mostra patente diante da permissão para que a empresa mineradora retome suas atividades de exploração em área objeto de tombamento o que poderá causar graves e, possivelmente, irreversíveis prejuízos ao patrimônio ambiental”, disse em trecho da decisão judicial.

A situação se arrasta pelas últimas semanas, desde que a PBH determinou, no dia 6 de maio, a suspensão de uma autorização que permitia à Empabra a retirada de minério de ferro em pilhas de estéril na mina Granja Corumi. O pedido ocorreu após denúncia feita pela deputada federal Duda Salabert (PDT) de que a empresa estaria operando irregularmente, durante a noite e a madrugada para explorar minério de ferro na região.

A empresa nega irregularidades e conseguiu uma vitória na Justiça na semana passada, quando o juiz Thiago Grazziane Gandra, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública Municipal da Comarca de Belo Horizonte concedeu liminar para que a Empabra pudesse retirar o minério da Serra do Curral.