Quase 15 mil pensionistas e aposentados têm pagamentos suspensos

Quase 15 mil pensionistas e aposentados têm pagamentos suspensos
Foto-Cristiano-Machado-Imprensa-MG
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Benefício poderá ser recuperado para quem regularizar o cadastro até o dia 6 de abril

Tribuna   Por Hugo Netto

O pagamento de pensão ou aposentadoria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) foi suspenso para 14.908 pessoas a partir desta segunda-feira (4). São 3.073 pensionistas e 11.385 aposentados ou afastados preliminarmente do Poder Executivo que não realizaram o Censo Cadastral Previdenciário em 2023 e também não regularizaram a situação em 2024.

De acordo com o presidente do Ipsemg, André Luiz Moreira dos Anjos, dessas quase 15 mil pessoas, 10.993 também recebem a assistência à saúde do instituto, que também será suspensa, assim como a dos dependentes. A lista com todos os nomes foi publicada no Diário do Executivo, no dia 20 de fevereiro, e pode ser consultada neste link.

Ainda é possível atualizar a base de dados e voltar a receber os benefícios, por meio do site, entre a próxima sexta-feira (8) e o dia 6 de abril. Quem regularizar o cadastro até o dia 15 de março já receberá o benefício em abril, enquanto quem fizer o procedimento de 16 de março até o último dia permitido só receberá a partir do mês de maio. 

Além dessas pessoas, 11 mil servidores ativos também estão em situação irregular, e podem sofrer penalidades administrativas.

Censo Previdenciário

O Censo Cadastral Previdenciário é um instrumento utilizado para criar e atualizar os dados dos beneficiários vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e é obrigatório para todos os segurados.

Este foi o primeiro Censo do tipo em Minas Gerais, realizado entre junho e dezembro de 2023. Em janeiro, quem não atendeu à convocação teve outra oportunidade para participar, mas mesmo com a reabertura do sistema, muitos ainda não realizaram o procedimento.