Pets de pessoas em situação de rua vão receber assistência gratuita em BH

Pets de pessoas em situação de rua vão receber assistência gratuita em BH
O evento de lançamento do projeto "Bicho da Gente: Meio Ambiente Acolhe" ocorreu na Praça Rui Barbosa, na região Centro-Sul da capital. crédito: Reprodução/Redes sociais
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Projeto oferecerá atendimentos médicos veterinários, microchipagem e serviços de banho e tosa; iniciativa é do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA)

ESTADO DE MINAS  Por Regyane Bittencourt*

 

Foi lançado, na manhã desta terça-feira (30/1), o projeto “Bicho da Gente: Meio Ambiente Acolhe”, que oferece assistência gratuita aos animais de estimação da população em situação de rua em Belo Horizonte. A iniciativa é do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

O “Bicho da Gente: Meio Ambiente Acolhe” é itinerante e irá abranger diferentes regiões da cidade. Além dos serviços de banho e tosa, a iniciativa também fornece atendimentos veterinários em um veículo com o equipamento necessário para receber cães e gatos.

O evento de lançamento ocorreu na Praça Rui Barbosa, na Região Centro-Sul da capital mineira. O atendimento aos animais, que já começou hoje, é feito pelo MPMG, por meio de instituições parceiras: a Plataforma Semente e o Instituto Arbo. Também faz parte a Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (Ceda)

Ao longo do ano, serão oferecidos banho, tosa e atendimento veterinário, além de microchipagem dos animais. A Secretaria de Meio Ambiente atua inserindo os chips nos pets e oferecendo parte da mão de obra que realiza os atendimentos.

A justificativa do projeto é que os cães e gatos também fazem parte das famílias, inclusive para aqueles que estão em situação de rua, pois ajudam essas pessoas a superarem os desafios do dia a dia. O orçamento previsto é de cerca de R$ 600 mil, advindos de medidas compensatórias ambientais.

 

O “Bicho da Gente”, aprovado pelo MPMG em agosto do ano passado, é uma ampliação do projeto “Meio Ambiente Acolhe”, que teve como objetivo diminuir o impacto das mudanças climáticas nas populações em situação de rua.



O primeiro projeto distribuiu dois mil kits com itens básicos de sobrevivência, inclusive barracas, roupas de frio, água e produtos de higiene pessoal para moradores de rua em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Lagoa Santa, Ribeirão das Neves e Santa Luzia, na Região Metropolitana de BH, e em Passos, no Sul de Minas.