Nova concessão prevê 44 km de duplicação na BR 262, Araxá terá apenas faixa adicional

Nova concessão prevê 44 km de duplicação na BR 262, Araxá terá apenas faixa adicional
Rafael Vitale Rodrigues, Diretor Geral da ANTT explicando o projeto Fotos: Bruna Isabella / Portal Imbiara
Nova concessão prevê 44 km de duplicação na BR 262, Araxá terá apenas faixa adicional
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Fonte Bruna Isabella Silva / Portal Imbiara

Durante audiência pública ANTT confirmou o projeto que prevê duplicação entre Nova Serrana e Bom Despacho

A BR 262, conhecida como Rota Zebu, esteve em foco durante uma audiência pública realizada no salão Minas Gerais, no complexo do Barreiro, em Araxá. Cerca de 400 representantes, incluindo autoridades locais, representantes da indústria, forças de segurança e membros da sociedade civil, reuniram-se para discutir o futuro da rodovia com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).

Durante a audiência foi apresentado pela ANTT que a duplicação será feita apenas entre Bom Despacho e Nova Serrana 44km, Araxá a Uberaba cerca de 127km está entre a região que receberá faixa adicional em pista simples.


Mapa apresentado pela ANTT

O movimento "MOVIMENTO DUPLICA BR-262 - Preservando Vidas" ganhou destaque, clamando pela duplicação dos cerca de 350 quilômetros da via para garantir a segurança dos milhares de motoristas que trafegam diariamente por essa região.

Durante o evento, foram apresentados dados sobre o custo da duplicação e a viabilidade econômica do projeto. Anderson Adauto, ex-ministro dos Transportes, destacou que a diferença seria de 57% no custo total para a duplicação completa da BR 262.

O engenheiro Hugo Sternick, que também faz parte do movimento, falou sobre o planejamento feito há décadas. “Essa duplicação ela está planejada desde 2003, 2004, então tem 20 anos que o governo planeja fazer essa duplicação, estava no escopo da atual concessionária de fazer a duplicação, mas por vários motivos ela não foi feita e agora a ANTT está estudando fazer uma nova concessão, estamos nessa luta para voltar o escopo da duplicação integral”, pontuou Hugo.

O prefeito de Araxá, Robson Magela, durante sua fala enfatizou a necessidade de priorizar a segurança na região. “O maior índice de acidentes está na nossa região, então nada mais justo, merece toda a duplicação até porque a nossa 262 é pedagiada e por que que a concessionária não deu início a duplicação? A concessionária tem aproximadamente 10 anos de arrecadação de pedágio, abrir mão do que era para ser feito, sinto que se a gente colocar na ponta do papel quantos milhões e milhões a concessionária não recebeu entre Uberaba e Araxá? Nada mais do que justo, termos aquilo que é nosso por direito, estamos falando de vidas”, disse Robson.

Enquanto Elisa Araújo, prefeita de Uberaba, ressaltou a questão econômica e social da duplicação. “O PIB do Triângulo Mineiro e alto Paranaíba é 40% maior que a média nacional, além disso, temos vida que transitam nessa rodovia todos os dias, para se curar em assistência de saúde, trabalhar, transitar com objetivos diversos e que só querem uma coisa, segurança”, enfatizou Elisa.

Rafael Vitale Rodrigues, Diretor Geral da ANTT, explicou o papel da agência reguladora na busca pelo equilíbrio entre os interesses da sociedade, do governo e dos parceiros privados e apresentou o novo projeto de concessão, previsto para julho que contempla apenas 44 km de duplicação,  “A 262 está em um estágio final de concessão é uma concessão que foi feita em 2013 por diversos motivos ela deu errado frustrou a população o governo Federal e a ANTT e estamos em fase final para relicitação de uma nova concessão que é chamada Rota Zebu, vamos fazer essa nova licitação para o mês de julho e assim um novo operador vai entra dentro dessa concessão de Betim até Uberaba” ressaltou Rafael.

“A modelagem do novo projeto prevê duplicações na região de Bom Despacho. No trecho entre Bom Despacho passando por Araxá até Uberaba serão terceiras faixas, essa é o que a modelagem apontou que a gente pudesse ter um equacionamento entre valor de tarifa e viabilidade econômica do projeto, mas o contrato traz instrumentos onde isso pode ser feito ao longo do contrato serão 30 anos de contrato” concluiu.


Andamento da licitação para a nova concessão

A comunidade e as autoridades locais afirmaram que permanecem engajadas na luta pela realização integral da duplicação, buscando garantir a segurança e o desenvolvimento da região.