Minas Gerais sob alerta: chuvas intensas e riscos geológicos exigem atenção redobrada
Até segunda-feira (30) Inmet prevê para o estado pancadas de até 100 mm/dia com ventos fortes; Defesa Civil alerta para sinais de deslizamentos na capital
Por Renata Zacaroni O Tempo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para chuvas intensas em Minas Gerais, válido até 10h de segunda-feira (30). Segundo o órgão, as precipitações podem variar entre 30 e 60 mm/h ou alcançar até 100 mm/dia, acompanhadas de ventos de 60 a 100 km/h. O alerta inclui riscos de alagamentos, quedas de árvores, descargas elétricas e cortes de energia elétrica.
As áreas afetadas pelo alerta do Inmet abrangem regiões como Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Triângulo Mineiro, Central Mineira, Sul de Minas, Campo das Vertentes, Jequitinhonha e a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Neste sábado (28) a previsão do Instituto é que a capital mineira tenha dia de céu encoberto com chuvas fortes a qualquer hora, além de raios e rajadas de vento ocasionais. A temperatura mínima prevista é de 17°C e a máxima de 25°C. Umidade relativa do ar deve ficar acima de 80% à tarde.
A Defesa Civil de Belo Horizonte reforça o alerta, destacando que todas as regionais da cidade estão em situação de risco geológico. O subsecretário de Proteção e Defesa Civil de BH, coronel Waldir Figueiredo, explicou que nas últimas 72 horas a capital já acumulou mais de 100 mm de chuva e pode registrar mais 60 mm nos próximos seis dias. “É fundamental observar sinais como trincas em paredes, inclinação de árvores e postes, ou desníveis no solo. Caso identifique algum desses indícios, saia imediatamente do local e acione a Defesa Civil pelo 199 ou os Bombeiros pelo 193”, orientou.
No domingo, segundo o Inmet, céu fica encoberto, com pancadas de chuva isoladas pela manhã e trovoadas à noite. A temperatura mínima será de 15°C e a máxima de 24°C, com umidade relativa em 80%. A recomendação é que a população evite áreas de risco e siga as instruções dos órgãos oficiais para garantir a segurança durante o período de chuvas.
Comentários do Facebook