Minas Gerais segue em alerta de chuva nesta segunda-feira (18)

Minas Gerais segue em alerta de chuva nesta segunda-feira (18)
Céu nublado e previsão de chuva mantêm regiões mineiras em alerta, incluindo a metropolitana Foto: Flávio Tavares / O Tempo
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Aviso meteorológico aponta pancadas fortes e ventos intensos; atenção para cuidados com a saúde e segurança deve ser redobrada

Por Renata Zacaroni O Tempo

Minas Gerais segue em alerta de chuva, conforme aviso publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), válido até esta segunda-feira (18). A previsão indica pancadas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm em 24 horas, com ventos de 40 a 60 km/h. Há baixo risco de cortes de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.

O alerta abrange 11 regiões do estado, incluindo Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Metropolitana de Belo Horizonte, Oeste de Minas, Jequitinhonha, Noroeste de Minas, Vale do Mucuri, Sul/Sudoeste de Minas e Norte de Minas.

Para Belo Horizonte, o INMET prevê um início de semana com muitas nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde, com temperaturas entre 17 °C e 30 °C. A umidade relativa do ar mínima pode atingir 40%, abaixo do nível ideal de 50% a 60%, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este cenário exige a atenção do morador da capital mineira, que deve aumentar a hidratação ao longo do dia, usar umidificadores ou toalhas molhadas em ambientes fechados e evitar práticas esportivas nos horários mais secos. Já a Defesa Civil Municipal de BH estima temperaturas entre 15 °C e 27 °C, com umidade mínima de 50%, considerada saudável.

É possível receber alertas emitidos pelo órgão responsável pela gestão de riscos da cidade pelo WhatsApp acessando o Canal Público da Defesa Civil ou, via SMS. Basta enviar o CEP da residência para o número 40199. O serviço não tem custo.

Outras informações estão disponíveis também nas redes sociais da Defesa Civil - Instagram, Facebook, X e no Telegram, no canal defesacivilbh.X.