Mais 6 cidades decretam situação de emergência em MG pelas chuvas
Estado tem 56 municípios em anormalidade no atual período chuvoso
Por Lucas Gomes O Tempo
O boletim da Defesa Civil de Minas Gerais neste domingo (12 de janeiro) indica que seis cidades decretam situação de emergência pelas chuvas no Estado. Atualmente, 56 municípios estão em anormalidade no período chuvoso.
As últimas cidades que tiveram decretos reconhecidos pelo Estado foram Claro dos Poções, Pavão, Itabirinha, Dom Silvério, Guiricema e Argirita. Os municípios foram atingidos por chuvas entre os dias 7 e 9 deste mês. A situação de emergência tem duração de 180 dias e permite que as prefeituras obtenham recursos com mais facilidade para a reconstrução de locais atingidos pelas chuvas.
Em Pavão, a Defesa Civil indicou que algumas comunidades ficaram ilhadas. Foram 20 pessoas desabrigadas e alocadas em aluguel social, enquanto outras 80 ficaram desalojadas. Em Dom Silvério, ocorreram inundações em pontos críticos e Diversas comunidades rurais ficaram ilhadas. Houve destruição de pontes e várias vias obstruídas, inclusive a MG-120. Também foram registradas quedas de encostas e danos estruturais em diversas ruas da cidade, que contabilizou 15 desabrigados e 104 desalojados.
Já em Guiricema 30 pessoas ficaram desalojadas e 10 desabrigadas após inundações, comunidades ilhadas, pontes destruídas, perdas em plantações e deslizamentos de encostas
Neste domingo, o Estado tinha 222 desabrigados e 1.497 desalojados. Desabrigados são pessoas que necessitam de abrigo público, como habitação temporária, em função de danos ou ameaça de danos em seus domicílios. Já desalojados são pessoas que foram acolhidas em casas de amigos ou parentes. Até o momento, 13 pessoas morreram devido às chuvas no Estado.
Comentários do Facebook