Empresa desativa desvios de energia que poderiam abastecer 1,4 mil famílias durante um mês em Toledo, MG
A Energisa constatou em Toledo (MG) o desvio de 284 mil kWh de energia; quantidade representa prejuízo de mais de R$ 244 mil. Uma pessoa foi detida.
Por g1 Sul de Minas
A Energisa, empresa de energia elétrica, encontrou quase 50 irregularidades em desvio de energia em Toledo (MG). Ao todo, 284 mil kWh estavam em desvio, uma quantidade que seria suficiente para abastecer 1.425 famílias por um mês. Uma pessoa foi detida.
Os trabalhos foram intensificados na última semana com objetivo de eliminar ligações clandestinas e intervenções ilegais no sistema de distribuição. Ao todo, 49 inspeções técnicas foram feitas em imóveis residenciais e comerciais, nas áreas urbanas e rurais.
A quantidade desviada chama atenção, já que a população da cidade de Toledo (MG) chegou a 7.214 pessoas no Censo de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Durante as inspeções, a Energisa constatou irregularidades em medidores e ligações clandestinas que resultaram no desvio de 284 mil kWh de energia, quantidade suficiente para abastecer 1.425 famílias por um mês.
Conforme a empresa, os kWh de energia recuperados representam um prejuízo de mais de R$ 244 mil.
Empresa de fornecimento de energia encontra 49 irregularidades de ligações clandestinas em Toledo, MG — Foto: Energisa
Quanto à Energisa, as irregularidades foram desfeitas e permanecem desligadas enquanto a pessoa não quitar os débitos retroativos.
Ainda segundo a empresa, um suspeito chegou a ser detido na quinta-feira (18) e foi encaminhado à Polícia Civil. Todos os 49 pontos ilegais encontrados foram registrados boletins de ocorrências.
O g1 tenta contato com a Polícia Civil para mais informações sobre as investigações, mas até a última publicação não havia retorno.
Denúncias
A Energisa orienta que, em caso de suspeitas de furto de energia, denuncie pelo telefone 0800 70 10 326 (ligação gratuita) ou pelo site energisa.com.br. A identidade da pessoa denunciante é mantida em total anonimato.
Comentários do Facebook