Empresa de ônibus será obrigada a informar em tempo real localização do transporte coletivo

Empresa de ônibus será obrigada a informar em tempo real localização do transporte coletivo
Foto: Felipe Couri
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Lei foi sancionada pela prefeita Margarida Salomão (PT) na última sexta-feira

 Tribuna     Por Nayara Zanetti

 

A prestação de informação digital, em tempo real, dos locais e horários dos meios de transportes públicos coletivos de Juiz de Fora passou a ser obrigatória às empresas responsáveis pelo serviço. A lei nº 15.079, sancionada pela prefeita Margarida Salomão (PT), parte de projeto de lei do vereador Julinho Rossignoli (PP), tem o objetivo de estimular o uso do serviço na cidade.

A legislação determina que a empresa concessionária ou permissionária de transporte coletivo de Juiz de Fora seja obrigada a prestar as informações necessárias para os passageiros do transporte público coletivo, na internet e em aplicativos de aparelhos smartphones, em tempo real, objetivando comunicar os horários previstos e atuais dos ônibus, além da  localização exata, por meio de mapas digitais, dos ônibus. 

Em nota enviada à Tribuna, o Consórcio Via JF, atual empresa responsável pelo serviço de transporte urbano na cidade, disse que já oferece o serviço através do aplicativo Cittamobi. Confira a nota na íntegra: 

O Consórcio Via JF esclarece sobre a recente lei que obriga as empresas de ônibus a divulgar na internet os horários previstos e atuais dos ônibus em circulação, além de fornecer a localização exata dos veículos em tempo real em um mapa digital, visa proporcionar maior transparência e comodidade aos usuários do transporte público:

Em Juiz de Fora, o Consórcio Via JF já cumpre essa exigência, proporcionando aos cidadãos uma ferramenta prática e eficiente para o acompanhamento do transporte público. Através do aplicativo Cittamobi, a população tem acesso a informações em tempo real sobre a localização dos ônibus, horários previstos e atualizados, além de dados sobre as rotas e pontos de parada. 

O Cittamobi é uma solução inovadora que integra a tecnologia ao transporte público, permitindo não apenas acompanhar a movimentação dos veículos, mas também a sua localização no mapa digital, em tempo real. Possibilitando que o usuário consulte itinerários e horários das linhas e planeje seu roteiro de viagem. 

O compromisso do Consórcio Via JF em adotar tecnologias como o Cittamobi demonstra sua dedicação em atender às necessidades da população mesmo antes da lei que foi aprovada agora pela Câmara Municipal. 

No entanto, no texto do projeto de lei, o vereador cita que as frases: “não ter ônibus”, “não saber que horas o ônibus vai passar” e/ou “não saber se o ônibus vai atrasar”, são as motivações recorrentes que levam os cidadãos a rejeitar ou evitar, em muitas ocasiões, as linhas disponibilizadas. “Na medida em que se tem acesso às informações em tempo real sobre o transporte coletivo, estas justificativas desaparecem ou são mitigadas, e o serviço de transporte público passa a ser considerado pela população como uma alternativa viável ao transporte individual”, destaca Julinho Rossignoli.

Ainda conforme a proposição, com maior acesso às informações, a população poderá fiscalizar mais de perto a prestação dos serviços e cobrar a melhoria da sua qualidade. O documento também destaca que a medida não irá gerar custos para a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), pois a tecnologia envolvida – o sistema AVL (sigla em inglês para localização automática de veículos), espécie de GPS, já existe nos ônibus, e que “adaptá-las ao que o Projeto sugere é uma questão imprescindível.”